terça-feira, 26 de abril de 2016

1º Piá do Rio Grande do Sul - Guilherme Ribeiro Rossi

Bom dia, bom dia!

Hoje vamos conhecer a trajetória tradicionalista de Guilherme Ribeiro Rossi, que na madrugada do dia 17 de abril recebeu o encargo de 1º Piá Farroupilha do Rio Grande do Sul.


"Bueno, por aqui me aprochego. Sou Guilherme Ribeiro Rossi, 1º Piá do 
Rio Grande do Sul, tenho 12 anos de idade, curso o 7º ano do Ensino Fundamental 
na escola Demétrio Nunes Ribeiro. Sou natural de Alegrete, que tem como economia,
a agricultura e a pecuária, e é conhecida por ser sede da 1ª Assembleia Constituinte.
Esta terra possui grandes artistas e vultos que marcaram nossa história.

Sou cria do CTG Amizade de Vasco Alves, galpão sagrado que tenho orgulho 
em representar. Iniciei no tradicionalismo desde muito pequeno, acompanhando 
meu pai nas lides do CTG, pois sou bisneto, neto, e filho de ex patrões desta casa de
cultura, e disso muito me orgulho. Aos 5 anos de idade fui Piá do Mate Doce e
Bolo Frito, Piá Dente de Leite, aos 8 anos concorri para a Campereada Internacional
do Alegrete ficando em 2º lugar. Fui Piá do CTG, depois concorri para a Região
ficando em 3º lugar. Voltei ao CTG como 1º Piá, concorri no tempo certo
novamente na Região conquistando o 1º lugar, e hoje tenho o imenso orgulho de
estampar o título de 1º Piá do Rio Grande do Sul.

1º Piá Farroupilha da 4ª RT,
2015/2016

Me espelhei sempre em minha família, e principalmente em meus pais
que nunca mediram esforços para eu e minhas irmãs.
Tenho como exemplos de personalidade tradicionalista a minha 
bisavó Isaltina Vasques Soriano, que aos seus 81 anos de idade
ainda participa ativamente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, tendo em seu
histórico recebido a comenda João de Barro, e ainda meu avô Feliciano Rodrigues 
Ribeiro Neto, grande homenageado na Semana Farroupilha de 2015
pela sua contribuição ao Movimento. Minha avó Lea Soriano, que foi Subcoordenadora
da 4ª RT, minha tia Fernanda Coelho que foi Coordenadora do Departamento
Jovem do MTG e tia Patrícia Ribeiro que foi Coordenadora do 
Museu do Gaúcho em Alegrete.

No momento em que decidi concorrer sabia que abriria, momentaneamente,
mão de muitas coisas, mas era minha vontade e meu sonho, então jamais
deixaria escapar. Minha preparação foi a culminância de um trabalho difícil
mas que valeu a pena. O segredo está em focar em teu sonho e ter muita
dedicação, mas graças a Deus este caminho não trilhei sozinho.
Tive o apoio de muitos, agradeço a 4ª RT, ao CTG Amizade de Vasco Alves,
onde tive o orgulho em representar, aos professores Miriam Antunes,
Milena, Claudio e Michele. Minha amiga e Prenda Eliana Witt, e a todos
os amigos que torceram e me ajudaram de uma maneira ou outra.
Minha amada família, minha base, minha essência, que me ensinaram
a verdadeira tradição. Agradeço, pois sou movido pelo amor e incentivo de vocês.
E agora, com este título conquistado, pretendo representar 
muito bem a cada gaúcho e a todos os Piás deste Rio Grande, sempre
com a mesma humildade e dedicação.

Recepção após a conquista do título de 1º Piá Farroupilha do RS

Me despeço com um forte abraço, e a todos que carregam este sonho, digo-lhes:
Corram atrás. Sei que não é fácil, mas também não é tão difícil. Basta querer e ter
determinação, acreditar no sonho, e pôr amor em tudo o que for fazer.

1º Piá Farroupilha do RS,
Guilherme Ribeiro Rossi"

Muito obrigada Guilherme por ter contribuído com o nosso Cantinho.
Sua história certamente servirá de exemplo pra muitos que buscam conquistas em suas entidades, Região ou Estado.
Parabéns pela determinação!

Forte abraço a todos, e até logo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário