terça-feira, 4 de outubro de 2016

2º Piá Farroupilha do RS - Miguel Augusto Bertani Gomes

Hoje trago aqui pro nosso Cantinho a história de mais um dos nossos representantes Estaduais. Ele é Miguel Augusto Bertani Gomes, que ainda no mês de abril recebeu o encargo de 2º Piá Farroupilha do RS!


"Primeiramente é um prazer enorme ser entrevistado por Carolina Bouvie dos Santos. 
Sinto-me lisonjeado pela oportunidade... e então, aí vai um pouquinho sobre minha história:
Sou Miguel Augusto Bertani Gomes, tenho 11 anos, curso o 6° ano da Escola Municipal 
Guerino Somavila aqui na cidade de Nova Prata, Capital Nacional do Basalto. 
Sou de uma família simples, tenho mais dois irmãos, o Cezar e a Angela,
 os quais me acompanham sempre em minhas andanças.
Desde pequeno, meus pais e avós sempre procuraram me manter envolvido e ser 
um apreciador da cultura gaúcha, e foi assim que o gosto pelas danças, declamações e 
sapateios começaram a surgir. No ano de 2010 fui convidado a a participar de uma 
invernada artística, sendo neste momento que meu amor pelo Rio Grande do Sul 
floresceu de vez. Assim, descobri e conheci o tal Crachá Farroupilha, 
o qual possuí grande afinidade....e 'me apeguei'!


Por motivos pessoais, no ano de 2014 mudei de entidade, sendo a partir de então
um representante do Centro de Tradições Gaúchas Retorno a Querência, o qual me 
acolheu de braços abertos, me apoiou e me incentivou rumo ao Concurso Regional, 
que graças ao apoio desta grande família tradicionalista, juntamente com o esforço e 
empreendimento dos meus pais pude ostentar o cargo de Piá Farroupilha da 11ª RT.
Neste momento pensei: 'Meu sonho foi realizado!!!!'
...enganava-me, descobri que podia ir além, e ser um representante do 
Movimento Tradicionalista Gaúcho no Estado do Rio Grande do Sul. A partir daí a preparação
e a busca foi incansável, pois era o que eu queria, de verdade.
Após 30 dias de ter recebido o crachá de Piá Farroupilha da 11ª RT, comecei a me preparar 
para o Concurso Estadual, todos os dias me dedicava de 1 à 2 horas de estudo e treino, 
sem falhar domingos e feriados, pois sabia que o desafio era grande. Minha vida, a partir 
daquele momento foi baseada em estudos e preparos, pois o meu objetivo 
era realizar o meu sonho de ser Piá do Rio Grande do Sul.


Próximo ao concurso não posso negar que me ausentei das aulas escolares para fazer 
um estudo anda mais intenso, e deu certo, prova disso é que fui o único peão de 
todas as categorias a gabaritar a prova escrita, significa que todo o esforço vale a pena.
Ao ouvir o resultado, 2° Piá Farroupilha do Rio Grande do Sul, não posso negar que 
senti um orgulho enorme, uma satisfação, uma alegria dentro de mim, minha história 
começou a ser escrita dentro do Movimento Tradicionalista. 
Quero ser e fazer história, trabalhando e lutando sempre pela cultura Gaúcha.
Minha expectativa para esta gestão maravilhosa, é que com muita união possamos 
disseminar esta cultura tão rica, realizando projetos de resgates culturais direcionados 
a crianças e jovens.


Dentro da Gestão Estadual, de minha Região e de minha Entidade, somos 2 representantes, 
eu e a 2° Prenda Mirim do RS, Ana Luisa. Nós já estamos realizando um Projeto nas escolas,
comunidades afins, chamado: 'Conhecer para Preservar', onde passamos um pouco da 
origem, história e cultura gaúcha para crianças. Estamos muito felizes com a 
aceitação e aproveito a oportunidade para deixar este trabalho disponível as demais 
regiões à quem se interessar.
Quero do fundo do Coração agradecer pela oportunidade que me deste, 
pois assim pode-se difundir esta nossa cultura tão rica e diversificada!!!

'Agradeço todos os dias por nascer Gaúcho
Somos pequenos sonhadores,
Sempre colhemos o que plantamos,
Todos temos dias de luta e de glória
Mas o fundamental...
Aaaah, o fundamental é buscar pelos objetivos
Com pé no chão e muito amor no coração
Por esta tão rica Tradição'

Muito Obrigado!!!

Fico a disposição pelos fones: 
(54) 84079177 (WhatsApp)
(54) 91016743"

Miguel, agradeço muito a tua participação aqui no Cantinho Gaúcho!
Adorei conhecer a tua trajetória tradicionalista, e saber de toda tua dedicação com o nosso Movimento.
Parabéns pela grandiosa conquista.
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário