segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O que / como estudar - 10 dicas especiais

Boa tarde amigos!!!

Confesso pra vocês que esta segunda-feira por aqui não está muito animada não... muita chuva, regiões com alagamentos, mas enfim, seguimos na luta e rezando pra que São Pedro dê uma trégua.
E o que de melhor temos pra fazer nestes dias, em que sair de casa é uma missão quase impossível? (Eu, não né... na verdade me refiro a vocês que tem Cirandas e Entreveros pela frente e precisam estudar... hehe)

Então trago hoje algumas dicas do que estudar, e como organizar estes estudos pra um resultado mais satisfatório ao final. São apenas dicas de alguém que é professora formada (em exatas, mas tá valendo :P), tem no currículo estágios e mais estágios... e que também já foi prenda, tendo participado de vários concursos, inclusive Ciranda Estadual.


Aqui vão 10 dicas super especiais e totalmente minhas, pra vocês:

01. A primeira e mais importante delas é: atente aos materiais propostos pelo MTG. É mais do que comprovado que de nada vale estudar resumos e mais resumos se as questões elaboradas pelo Movimento saem dos LIVROS, e não dos resumos que fulano faz, empresta pro ciclano, que continua emprestando.. e daqui dez anos estes resumos ainda estão de mão em mão. PARE AGORA!
Com a média de R$ 1.000 é possível montar a biblioteca praticamente completa na tua entidade, então move montanhas aí, fala com patrão, com pais, promovam algum evento bacana e bora comprar os livros indicados.

02. Esta dica também é essencial: No regulamento da Ciranda, e também do Entrevero, existe uma lista de conteúdos divididos por categoria, os quais servem como base para os estudos. Se programe para ELIMINAR todos estes itens até o concurso. Primeiramente, conforme for lendo os livros, risque os conteúdos já estudados, e por fim, os que realmente restarem (isso se restar algum) tu procura em outras fontes, como resumos e internet (lembrando que estas não são as fontes mais seguras, mas vale em último caso).

03. Estude provas antigas, mas como REVISÃO de conteúdos, e não como prioridade. As provas de anos anteriores servem como base, pois ali entram os mais diversos conteúdos e as vezes até pode acontecer de cair uma destas questões na tua prova. Mas atente para perguntas já desatualizadas (como tema anual, por exemplo) e certifique-se nos livros quais são as respostas corretas, em caso de erro ou dúvida. Não confie 100% nas respostas ali escritas, caso a prova seja emprestada do fulano, que emprestou pro ciclano.. e assim por diante.

04. Prepare-se MUITO para provas orais e redação. Elas podem sim definir resultados, apesar da prova escrita ser a maior nota do concurso. A minha dica super especial é que meses antes do concurso tu comece a praticar redações, preferencialmente sem o auxílio de nenhum material na hora da escrita e sobre diversos conteúdos propostos. Faça realmente com as tuas palavras, com o teu conhecimento prévio, e após, peça pra alguém do teu CTG, que tenha uma boa relação com a leitura e escrita, que leia e dê as suas considerações. Assim, tu estarás estudando ao mesmo tempo, tanto para a redação quanto para a prova oral, onde caem os mais diversos assuntos.

05. Não deixe o conteúdo acumular. São TRINTA livros, divididos nas três categorias, que tu precisas estudar até o concurso. Em dois meses vai dar tempo? Eu acho que não.. e acredito que tu concordas comigo. Então não deixe pra amanhã os livros que tens pra estudar hoje.. rsrsrs
Vamos supor que sejam uns 24 livros na tua categoria, e tu tens onze meses de preparação... é, acho melhor correr atrás do prejuízo porque já deves estar atrasado. Mas tudo bem, pra manter uma média digamos que uns dois livros por mês tá bom... então agora o cálculo é contigo. Até o próximo Entrevero Estadual faltam seis meses.. pra Ciranda Estadual, sete. E pros concursos Regionais são oito.. então, te atraca! Vai com tudo que só depende de ti.

06. Nada de virar a madrugada estudando. A falta de sono também é prejudicial aos estudos. O lema do dia é: ORGANIZAÇÃO. Te programa, e arrume no mínimo uma hora de estudo por dia, ou, se for possível mais, melhor. Não deixe sobrecarga pra véspera do concurso, onde os nervos estão a flor da pele e a concentração fica claramente mais difícil. Monte um cronograma e siga ele à risca!

07. Peça ajuda à alguém com conhecimento e experiência sobre os concursos pra te auxiliar de vez em quanto, se achas necessário. Esta pessoa pode te ajudar a revisar os conteúdos estudados, com base nos livros que tu acabou de ler, fazendo perguntas ou tirando dúvidas. Pedir ajuda é uma dica MUITO IMPORTANTE!

08. Faltando um mês pro concurso, levando em conta que tu já estudou todos os livros, e eliminou todos os conteúdos propostos, atente aos itens que tu tens mais dúvidas, ou que tenha entendido menos do assunto. Estar seguro é fundamental!

09. Procure estudar em um ambiente clean, sem muito o que chamar a tua atenção. Televisão, rádio, pessoas conversando e CELULAR devem estar fora de acesso.

10. E falando em celular... desafie-se a ficar o maior tempo possível longe do mesmo, durante o estudo. FOCO galera!!! Pensa que enquanto tu estás no Face, WhatsApp, Instagram, Youtube, Twitter, e sei lá mais onde, os teus concorrentes estão estudando! Seja mais forte que o vício.
A única coisa que pode é visitar o Cantinho Gaúcho de vez em quando... hehe

Gostou das dicas? Mesmo, mesmo?
Então avalia aqui embaixo, compartilha com teus amigos, e depois, chega de redes sociais.
Os estudos te esperam!

Muito sucesso a todos, e um abraço, de coração!
Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário