A ideia se deu diante do fato de que as crianças ficavam encantadas ao ver os brinquedos que eram apresentados durante os concursos culturais, pois a maioria nunca teve contato com eles. Além disso, ter um espaço recreativo dentro das entidades tradicionalistas é fundamental para a diversão das crianças enquanto os adultos realizam suas atividades.
O objetivo principal da brinquedoteca é resgatar os brinquedos tradicionais da nossa cultural e oportunizar o acesso à eles pelas novas gerações.
O projeto acontecerá em duas etapas: a primeira será a confecção dos brinquedos que será realizado pelas próprias crianças com a ajuda de seus pais, familiares, amigos, coordenadores, patronagem e artesãs. A confecção dos brinquedos está agendada para o dia 24 de agosto, a partir das 19h30min, na Sede da Entidade. A segunda etapa será a inauguração da brinquedoteca, que contará com oficinas realizadas pelo prendado da entidade ensinando a brincar e com depoimentos de outras gerações falando sobre como eram esses brinquedos e brincadeiras na sua infância. Essa atividade está prevista para a Semana Farroupilha.
A brinquedoteca ficará dentro do galpão da entidade, a disposição de todos, e será composta somente com brinquedos da tradição gaúcha e livros gauchescos infantis.
Fazem parte da gestão de prendas e peões da entidade: Manuelly Pignunes Kroth, Luisa Magioni Silveira, Eloisa Bergamaschi, Arthur Ferreira, Matheus Loeblein, Camila Rudiger Kist, Christian Loeblein, Michele Lehmen, Iasmim Seibert Haas e Matheus Henrique de Souza. O grupo é coordenado por Luciana Inês Kroth Leoblein e Manoela Carvalho. O casal de padrinhos que também conduz a gestão é Ricardo Fernandes e Kelen Dewes, atual patroa da Entidade.
Fonte: CTG Chaleira Preta
Nenhum comentário:
Postar um comentário