sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O tema da semana é: Importância dos projetos “MTG e a comunidade escolar” e “CTG: Núcleo de fortalecimento da cultura gaúcha”

Bom diiia, dia de ENART! *---*

Mesmo com os corações na boca por conta do nervosismo pré-enart, não podemos deixar os estudo de lado, não é mesmo?

E por estar sempre ligadinha na necessidade de estudo de vocês, é que trago hoje, juntamente com as minhas afilhadas Prendas do RS, mais um textinho com dicas pra prova oral!

Este é o oitavo desta série, então virão mais dois por aí! Fiquem de olho nas próximas sextas ;)

Pra hoje o assunto é a "Importância dos projetos “MTG e a comunidade escolar” e “CTG: Núcleo de fortalecimento da cultura gaúcha”!

Vamos lá?


"Ao iniciar a explanação sobre esse tema, é importante falar sobre a importância num contexto geral, dos projetos que desenvolvemos com a comunidade, seja ela tradicionalista ou escolar. Sabemos que o projeto 'MTG e a comunidade escolar' e o 'CTG: Núcleo de fortalecimento da cultura gaúcha' são projetos que precisamos realizar para compor o nosso relatório de atividades para a Ciranda Cultural de Prendas, mas a importância deles é justamente levar a nossa cultura à comunidade escolar, integrar departamentos das entidades, proporcionar maior conhecimento aos participantes, etc. Não está descrito em notas de instrução, mas devemos ter a consciência de que esses projetos devem ser realizados e ter uma continuidade. Seguir as ações acerca do projeto, ou continuar visitando as instituições sem precisar de uma faixa, um título ou da realização de uma comprovação por meio de fotos ou atestados.

Quando realizamos o projeto 'MTG e a comunidade escolar' é gratificante e emocionante ver a alegria das crianças e jovens participantes, quando vêem Prendas e Peões junto a eles. É gratificante também, quando percebemos a importância que as instituições dão aos projetos voltados à cultura gaúcha, abrindo as suas portas para que possamos trabalhar com tal público. Ao estarmos interagindo com esse público, é grande a oportunidade que temos de trazermos mais adeptos ao meio tradicionalista, pois muitas vezes, as pessoas podem ter o interesse de participar, mas não tem um conhecimento sobre como isso por ocorrer. Ainda realizando esse projeto, podemos ampliar o conhecimento desse público, não apenas sobre a causa tradicionalista, mas sobre valores que nós tradicionalistas adquirimos inicialmente das famílias, e fortalecemos dentro do tradicionalismo.

Ao realizarmos o projeto 'CTG: Núcleo de fortalecimento da cultura gaúcha' trabalhamos com as pessoas que já estão no meio tradicionalista, pessoas que fazem parte de nossa entidade ou região. É sempre importante conseguirmos integrar nossos departamentos, afinal, realizando uma comparação, o Movimento Tradicionalista Gaúcho é como o corpo humano, e os departamentos podem ser os órgãos. Os órgãos – neste caso, os departamentos -, precisam funcionar de forma harmônica, em conjunto, para que o corpo humano – neste caso, o MTG -, possa crescer, evoluir, funcionar. É importante salientar, que por mais que esse público já tenha um conhecimento a respeito do tradicionalismo, seja na parte artística, campeira, cultural, etc, é sempre muito válido essa integração e maior conhecimento sobre vários aspectos.

Por fim, sugere-se que a prenda realize a conclusão e exponha de forma clara a sua opinião a respeito do tema sorteado. E é sempre importante destacar qual é o nosso maior objetivo ao realizarmos esses projetos.
Com carinho, Prendas do Rio Grande do Sul 2018/2019."

Nenhum comentário:

Postar um comentário