quarta-feira, 19 de junho de 2019

3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul - Yasmim dos Santos Ribas

Hoje é dia de conhecermos mais uma das nossas representantes....

Yasmim dos Santos Ribas, 3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, vem da 12ª Região Tradicionalista e nos conta a sua trajetória no Movimento.


"Sou Yasmim dos Santos Ribas, 3ª Prenda Mirim do RS, tenho 12 anos e estou cursando o 6º ano do Ensino Fundamental na escola Guilherme de Almeida da cidade de Canoas. Sou natural de Porto Alegre, mas moro na cidade de Canoas a dez anos e por isso me considero canoense de coração.

Entrei no tradicionalismo a pouco tempo, em agosto de 2015, depois de insistir com meus pais cada vez que passávamos na frente do CTG Mata Nativa para que me colocassem na invernada mirim do CTG. Eu só queria dançar, e com a ajuda do grupo e dos instrutores, logo fui ganhando meu espaço na invernada, pois sempre gostei muito das danças.



No ano seguinte fui convidada para concorrer a prenda mirim da entidade, não sabia nada sobre ser prenda, mas achava lindo as gurias usando uma faixa, conversei com o meu pai, e ele me explicou que ser prenda era muito mais que usar uma faixa, e que teria que aprender muitas outras coisas fora a dança, e teria muitas obrigações e compromissos.

Me assustei, mas mesmo assim eu queria muito concorrer... Concorri com mais duas meninas e acabei conquistando o título de 1ª Prenda Mirim do CTG Mata Nativa. Antes de fazermos as provas, o Patrão da casa convidou uma pessoa para ir dar uma palavra de incentivo para nós, ele convidou a prenda Amanda Faleiro, que já tinha sido Mirim e Juvenil do Estado, e até hoje me espelho muito nela pela prenda que ela é, e pela amizade que construímos.




Daí pra frente me apaixonei pelo Departamento Cultural e decidi que daria o meu melhor na busca de um título estadual, sempre com o apoio dos meus pais, e de pessoas que foram se juntando e apoiando nossos sonhos.

Na fase regional concorri com outras seis meninas, onde me tornei a 1ª Prenda Mirim da 12ª RT, e então viveria o grande sonho: a 49ª Ciranda Estadual de Prendas na cidade de Lajeado. Realmente não foi fácil, tive que estudar muito, era ensaio de declamação, danças, mostra e oral, até parei de dançar na invernada para me dedicar a ciranda. Não foi nada fácil parar de dançar, mas hoje vejo que tudo valeu a pena e no final deu tudo certo... hoje tenho muito orgulho de ser uma Prenda Estadual e poder representar o Movimento Tradicionalista em todo o Rio Grande Do Sul.





Tenho muito orgulho de ter escolhido o CTG Mata Nativa como minha entidade mãe, e sou muito grata por ter conhecido pessoas que me motivaram e me ajudaram ao longo dessa caminhada, como a Dona Vera Rejane e Silvane Rodrigues, que estiveram comigo em todos os momentos desses três anos de prendado. Hoje vejo que o tradicionalismo não é feito de luxo, mas sim com muito carinho, amor, simplicidade e humildade.

Espero que nossa gestão seja repleta de amizades e muita união, e que possamos fazer todos os projetos que temos em mente. Sei que será um ano de muito trabalho pois além dos compromissos estaduais, também temos nossos compromissos escolares e em nossas entidades e regiões, contribuindo no que for preciso e a quem precisar de mim.

Para terminar deixo uma frase que meu pai me falava desde o concurso interno, e que levei comigo nesses três anos de prendado:

'SEUS SONHOS SÓ SE TORNAM REAIS...
COM O AUMENTO DE SUA CORAGEM.'

Um forte abraço a todos!
 Yasmim dos Santos Ribas, 3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul" 

Um comentário: