terça-feira, 12 de junho de 2012

3ª Prenda Juvenil do RS - Nathália Rodrigues

Bom dia, lindo dia, maravilhoso dia *-*
Sim, hoje é dia dos namorados, então desejo muitíssimas felicidades a todos aqueles que exaltam o amor!

Mas, como este não é o assunto principal desta postagem, vamos ao que realmente interessa.
Hoje vamos conhecer a bela história da 3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, Nathália Rodrigues. Ela, que já havia participado de uma Ciranda Cultural de Prendas Estadual em outra oportunidade, desta vez fez este sonho ganhar ainda mais força, indo com muito mais segurança e confiança a Passo Fundo, conquistando o título.

Primeira formatura em um 
Curso de Danças de Salão, a onze anos atrás

“Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. 
É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz” 
(Mário Quintana)

"Sou Nathália Rodrigues, representante da região metropolitana do nosso Rio Grande. 
Guaibense desde que nasci e com muito orgulho! Sou do pago da Terra da Reculuta, 
da Capital do Papel e Berço da Revolução Farroupilha, mas acima disso, 
sou amante da cultura gaúcha. Sou a filha única de Gilmar Rodrigues e 
Sandra Rodrigues, aos quais dedico meu título, em forma de um pequeno 
agradecimento e retribuição por todo apoio, carinho, torcida, companheirismo e 
amor incondicional que me direcionaram, fazendo com que o meu 
sonho, se tornasse o sonho deles também! 
Eu tenho 16 anos de idade e entrei para o tradicionalismo aos meus 5 anos, 
no auge de minha infância. Como muitos, também iniciei minha trajetória em um 
Curso de Dança de Fandango, no CTG Darci Fagundes, influenciada pela minha 
prima. Os primeiros passos, versinhos e cantigas foram muito difíceis, mas o 
meu entusiasmo em aprender era tanto que a cada dia conseguia superar 
obstáculos diferentes. Como era muito pequenina ingressei na Escolinha de 
Danças da entidade, onde além de adquirir variadas danças tradicionais, 
entendíamos o verdadeiro significado e valores da tradição gaúcha, 
formando base para entrarmos numa próxima categoria. 
Eis que então, me tornei integrante da invernada mirim do CTG, Bicampeã do 
Rodeio Internacional do MERCOSUL e Bicampeã do Rodeio Internacional 
de Osório. Era imensa a responsabilidade de participar deste grupo e 
levar o seu nome aos quatro cantos do estado, porém acredito que foi um
 papel muito bem desempenhado por mim e meus demais coleguinhas.
Em 2004, participei do meu primeiro evento estadual, o Congresso 
Tradicionalista – 50 anos em Santa Maria, e para mim (que até então era 
leiga no quesito departamento cultural) foi uma grande novidade e felicidade estar 
ali presente, rodeada de prendas, peões e pessoas tradicionalistas importantes para 
o movimento, tão bem pilchadas e simpáticas. Decidi que iria concorrer no 
Concurso Interno da minha entidade e gostaria de representá-los pelo Rio Grande, 
valorizando cada parte de nossa aguerrida e brava história e levar as nossas 
tradições ao conhecimento da sociedade. Consagrei-me 1ª Prenda Mirim do CTG
e durante um ano inteirinho, trabalhei, fiz projetos, estudei e me dediquei, 
levava a graciosidade e delicadeza das prendinhas mirins aos lares de idosos, 
as escolas, creches e instituições da comunidade. Dando um passo importante na 
minha vida, concorri na 37ª Ciranda Cultural de Prendas – Fase Regional da 1ª RT, 
não me destaquei muito por ainda ser muito criança, não fui bem na prova escrita 
e de 10 concorrentes conquistei o 9º lugar, do qual me orgulho até hoje! 
Fiz das lágrimas, força, e da tristeza, superação. Decidi que alcançaria vôos 
maiores, e um dia viveria o sonho de ser prenda regional representando meus 
queridos 11 municípios, quiçá prenda estadual. Retornei a minha entidade, 
concorri novamente na fase interna e me esforcei para mais um ano participar 
de uma Ciranda Regional, desta vez a 38ª. 
Lembro-me bem, como se fosse hoje, a ciranda era realizada no 35 CTG, 
e eu com vestido meia canela e cabelos lisinhos fazia muitas pessoas chorarem 
contando a lenda do Negrinho do Pastoreio e tinha em minha consciência que me 
desenvolveria muito bem no decorrer do concurso. Quando na noite fria da 
capital dos gaúchos, me anunciaram como a 
3ª Prenda Mirim da 1ª Região Tradicionalista 2007/2008!

Representando a 1ª Região Tradicionalista como 
3ª Prenda Mirim 2007/2008

Um grande regalo que Deus me proporcionou, não teria a honra de 
representar a região em nível estadual, mas a certeza de dever cumprido e 
de sonho realizado carregaria comigo para sempre. Foi um ano e tanto, com 
novas amizades, novos lugares que acabei conhecendo, colegas diferentes, enfim, 
grandes novidades... E considero este ano como um dos mais importantes 
da minha vida, pois além de adquirir conhecimento, cresci não só como 
tradicionalista, mas como pessoa! Sendo este, o núcleo de fortalecimento e 
embasamento para seguir na caminhada e buscar a realização do meu sonho.
Troquei de idade e de categoria. Sabendo que daqui para frente seria mais difícil, 
mais compromisso, mais responsabilidade, até porque já era uma adolescente. 
Eu nunca desisti do meu sonho, porque sabia que apesar de sinuoso o caminho que 
Deus reserva para gente é maravilhoso, somente ele sabe a hora certa que as 
coisas têm que acontecer, e só ele sabe o que é melhor para cada um de nós.
Sendo 1ª Prenda Juvenil do CTG Darci Fagundes fui a Porto Alegre, 
no DTG Lenço Colorado – Sport Clube Internacional (apesar de ser gremista, 
não poderia deixar de citar) participar de mais uma Ciranda Cultural de Prendas, 
em sua 40ª edição, no ano de 2009. Aliás, era eu e mais 11 prendas juvenis, 
que queriam reafirmar o seu amor pelo Rio Grande e desenrolar a magia de ser 
a jovem representante da 1ª RT no estado. Este foi o concurso 
das amizades, onde fiz inúmeras que me proporcionaram momentos de alegria, 
onde deixei o nervosismo de lado. Acreditando que não receberia nenhuma 
faixa, fui ao baile para me divertir, dançar bastante e rir com o pessoal, 
quando de repente anunciaram o meu nome como a 1ª Prenda Juvenil da 
1ª Região Tradicionalista 2009/2010
Nossa, que sonho realizado, de tantas meninas estudiosas e guerreiras 
que se dedicam dentro da minha região, eu seria a representante delas, 
e procurei desempenhar o encargo da melhor maneira possível. 

Prestes a representar a 1ª Região Tradicionalista 
na 40ª Ciranda Cultural de Prendas,
na condição de 1ª Prenda Juvenil

Enfim, esperei tantos anos... E chegou o tal mês de maio, com o frio rigoroso 
do outono me fui para a Santa Maria da Boca do Monte, o nosso 
Coração do Rio Grande. Fui dar o meu melhor e mostrar o que tinha aprendido 
durante esse tempo sobre o nosso estado tão amado. Entrei em minha artística 
falando das belezas da minha cidade e encantei na mostra com minha casinha 
de crochê. Infelizmente o sonho não se realizou, a sensação foi de ter tudo 
nas mãos, mas por um instante de descuido, deixei a oportunidade passar. 
Acontece, a vida é feita de altos e baixos, o que seria da alegria, 
sem a tristeza? (Registro aqui o trecho de uma carta que fiz antes de ir para o 
baile do resultado e que nunca ninguém leu, só eu tinha o conhecimento 
da existência dela, mas desejo compartilhar para estimular mais 
meninas a buscarem o seu objetivo): 
' ...Talvez eu nunca mais seja uma prenda de faixa, talvez eu 
nunca mais concorra em uma Ciranda de Prendas, talvez eu nunca 
seja uma prenda do Rio Grande do Sul ... '
Sai daquele baile e chorei, chorei muito, muitas vezes nós devemos deixar liberar 
nossos sentimentos, como diz Roberto Carlos 'Se chorei ou se sorri, o importante 
é que emoções eu vivi'. E como, vivi. Esses concursos, eventos, amigos me 
proporcionaram os MELHORES momentos da minha vida. Depois de certo tempo, 
fiquei sabendo que conquistei o 9º lugar, do qual é o meu maior orgulho! 
Novamente o meu nono lugar, coincidência, não? Fui concorrer novamente 
com a incógnita na cabeça, mas segui em frente, sabia que Deus me reservaria tudo 
no momento certo... Como diz uma grande amiga, 'Palavras tem força, e todos 
tem fé!' Continuei lutando, sonhando, buscando, realizando, fazendo muitos 
eventos, muitos MTG vai à escola, dançando, declamando. Fiz das barreiras e 
obstáculos os meus alicerces e bases para alcançar o meu sonho. Nunca 
esqueci a minha história, porque era isto que me dava força quando mais 
necessitava. Confesso que inúmeras vezes pensei em desistir, mas a cada
 livro, polígrafo e texto sobre nossos antepassados que eu lia, eu percebia 
que devia ter a mesma coragem e força que eles tiveram. 
De um jeito bem diferente daquela menina-moça de 2009, 
com muito mais fé e garra e com uma consciência muito mais amadurecida, 
participei da 42ª Ciranda, que apesar de dispensar o nervosismo, a pressão 
me ladeava no decorrer do evento. Porém num lindo e aconchegante baile no 
CTG Glaucus Saraiva, mais uma vez, me anunciaram como a 
1ª Prenda Juvenil da 1ª Região Tradicionalista. Aí começava uma nova 
caminhada, tinha um ano inteirinho para vivê-lo, com muitos amigos, 
eventos, palestras e afins. Busquei, planejei, estudei, corri atrás, fiz pesquisa, 
li e reli para que todos os trabalhos propostos fossem impecáveis e que fosse 
uma das melhores gestões regionais. De fato foi, conquistamos o 2º lugar no 
Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha (título inédito para a região) 
e o 5º lugar na Mostra de Arte e Tradição do ENART
sonhos meus que foram realizados.

Prendas representes da 1ª RT na Mostra Folclórica
da 42ª Ciranda Cultural de Prendas

Sorri a cada instante, dei gargalhadas de doer a barriga, fiz brincadeiras com 
os amigos, corri, dancei, pulei, fiz caretas. Enfim, depois de muito tempo, 
posso dizer que eu me diverti neste concurso. Quem me conhece sabe que vivi o 
que eu realmente sou, fui eu mesma do início ao fim e assim pretendo continuar, 
parecia que nem estava em um concurso e sim, em mais um dos eventos estaduais 
reencontrando os amigos do interior.
Quando num piscar de olhos, o presente mais lindo que Deus podia me dar ecoou 
em meus ouvidos: '... A 3ª Prenda Juvenil do Estado do Rio Grande do Sul 
pertence a uma cidade que tem o nome de um rio, é da 
1ª Região Tradicionalista, Nathália Rodrigues, CTG Darci Fagundes 
da cidade de Guaíba'. Só quem já viveu este momento lindo de ser chamada 
como representante da mulher gaúcha num baile estadual, sabe do que estou 
falando... É inesquecível e inexplicável, só as emoções mesmo para transmitir o 
que sentimos. Ainda mais eu que tanto sonhei por este momento, vê-lo agora 
realizado é extremamente magnífico. Eu desejo sinceramente, do fundo do meu 
coração que todas vocês, prendas sonhadoras, um dia podem alcançar o seu 
objetivo. Sei que me estendi demais no texto, mas procurei compartilhar 
cada momento da minha vida com vocês, vivam este momento lindo da vida de 
vocês, ao máximo! Façam o que tiver vontade, e nunca, mas nunca deixam que 
lhes digam que vocês são incapazes, tudo é possível para todo mundo! 
Não desistam do sonho de vocês, é mágico, estudem, se dediquem, porque no 
final vale muito a pena. Hoje eu vejo o esforço, as festas que não ia com os amigos, 
os livros que passava a madrugada inteira lendo, cada lágrima que escorria quando 
o medo batia, tudo isso contribuiu para chegar nesta conquista, que claro, não é só
 minha e sim de TODOS que me ajudaram. Enfatizo, NENHUMA MENINA É 
PRENDA SOZINHA. E fica aqui, o carinho, gratidão e disponibilidade dessa 
prenda a todo o meu Rio Grande, e saibam que se precisarem de qualquer coisa, 
podem me procurar. O papel de prenda do estado é este, auxiliar cada um de 
vocês no que mais necessitarem, assim como fui muito ajudada!

Recebendo a faixa de 3ª Prenda Juvenil do RS
de sua antecessora Indiana Tedesco Saugo
Créditos da Foto: Macanudo Gaúcho

Grande beijo, com carinho Nathália Rodrigues 
3ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul 
Gestão 2012/2013"

Parabéns Nathália! Foi maravilhoso ver que aquela Prenda Juvenil, que no mesmo maio que eu, em Santa Maria,  não conquistou seu maior sonho... continuou em busca dele, lutando sempre e acreditando, acima de tudo. Assim como as demais prendas Estaduais, tu também és um enorme exemplo para todas nós.
Obrigada por compartilhar conosco sua vivência!

Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário