terça-feira, 5 de outubro de 2010

11ª Mostra de Arte e Tradição

A 11ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA, tem como objetivo a exposição e divulgação das pesquisas e atividades culturais desenvolvidas pelas Prendas e Peões coordenados pelos Departamentos Culturais das trinta Regiões Tradicionalistas do MTG, sob a responsabilidade da Coordenação Cultural Interna do MTG, do Casal Coordenador de Prendas e Peões, das Prendas e Peões Estaduais, com a participação efetiva dos Departamentos Culturais Regionais.

1. OBJETIVO:
Divulgar, através da Mostra Folclórica, do ENART, pesquisa sobre usos e costumes do gaúcho representados pela indumentária tradicionalista, caracterizando cada uma das Regiões Tradicionalistas.

2. PÚBLICO ALVO:
Tradicionalistas participantes do ENART
Simpatizantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho e comunidade em geral.

3. DESENVOLVIMENTO:
A: Prendas Adultas, Juvenis, e Mirins Regionais e das Entidades.
Realizar uma exposição de adereços gauchescos (acessórios) utilizados por mulheres e crianças, resultado de pesquisa de campo realizada na Região Tradicionalista correspondente.
A pesquisa deve caracterizar, tanto quanto possível, as características culturais das regiões, decorrentes das etnias formadoras daquela sociedade.
A apresentação do trabalho à Comissão Avaliadora será realizada pelas Primeiras Prendas Regionais (Mirim, Juvenil e Adulta), durante o período especificado, na presença, somente, do Diretor(a) de Cultura Regional.
As demais Prendas inscritas deverão participar da exposição pública dos trabalhos conforme escala organizada pelo Diretor(a) de Cultura Regional.
A ordem de apresentação dos trabalhos acontecerá mediante sorteio. O sorteio acontecerá em Encontro Estadual de Diretores Culturais.

B: Peões e Guris Regionais e das Entidades:
Realizar uma exposição sobre botas, resultado de pesquisa de campo realizada na Região Tradicionalista correspondente.
A pesquisa deve caracterizar, tanto quanto possível, as características culturais das regiões, decorrentes das etnias formadoras daquela sociedade.
A apresentação do trabalho à Comissão Avaliadora será realizada pelos Peões Regionais (Peão Farroupilha e Guri Farroupilha), durante o período especificado, na presença, somente, do Diretor(a) de Cultura Regional.
Os demais Peões e Guris inscritos deverão participar da exposição pública dos trabalhos conforme escala organizada pelo Diretor(a) de Cultura Regional.
A ordem de apresentação dos trabalhos acontecerá mediante sorteio. O sorteio realizar-se-á em Encontro Estadual de Diretores Culturais.
Prendas e Peões Estaduais - Para todas as categorias
Exposição de objetos marcantes das Eternas Prendas do Rio Grande.
Exposição de botas e trajes utilizados pelos grupos que se consagraram campeões do ENART, em suas 24 edições.
Para o encerramento cada região deverá providenciar e levar no dia da Mostra no mínimo 30 flores artesanais, de acordo com a criatividade (de fuxico, de papel, de tecido, de palha, etc...) com caule, para que as pessoas possam segurá-la.

4. DATA E HORÁRIO DA MOSTRA:
Sábado dia 20 de novembro de 2010
8h00min as 10h00min: Organização e montagem da Mostra.
10h00min as 12h00min: Avaliação 1º bloco (apresentar-se à organização às 10h00min).
12h00min as 14h00min: Avaliação 2º bloco (apresentar-se à organização às 11h30min).
14h00min as 16h00min: Avaliação 3º bloco (apresentar-se à organização às 13h30min).
16h00min as 20h00min: Exposição Pública.

5. INSCRIÇÕES:
Cada Região Tradicionalista poderá utilizar durante a Mostra:
As Prendas Regionais (mirim, juvenil e adulta) e Peões Regionais (peão e guri);
Prendas (mirim, juvenil e adulta) e Peões (peão e guri) das Entidades filiadas.
Cada Região Tradicionalista poderá inscrever, no máximo, 20 integrantes, entre prendas e peões, que terão o direito às credenciais e aos certificados.
A relação dos participantes deverá ser entregue até o dia 30 de outubro, juntamente com o resultado da pesquisa, em forma de trabalho escrito e uma cópia em CD, diretamente no MTG, ou via correio SEDEX, aos cuidados do Secretário Geral.
Na relação entregue deverá constar o nome completo e correto de cada participante e o número do Cartão Tradicionalista.
As regiões deverão informar se a mostra será realizada pelas duas categorias (prendas e peões) ou apenas uma delas, para que a comissão organizadora possa disponibilizar o espaço.

6. CONTROLE DE PARTICIPAÇÃO:
Cada participante deverá permanecer na Mostra, participando da exposição, pelo tempo não inferior a duas horas, cabendo a cada Região Tradicionalista a responsabilidade do controle, bem como a entrega dos certificados fornecidos pelo MTG conforme relação encaminhada até o dia 30 de outubro.
Os certificados serão entregues mediante a apresentação do crachá de participação de expositor.

7. LOCAL:
Pavilhão de Artesanato do Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul.

8. AVALIAÇÃO DA 11ª MOSTRA
A avaliação será realizada por comissão nomeada pela Coordenação Cultural Interna e levará em conta os seguintes quesitos:
o Conhecimento até 2,5
o Oralidade até 2,5
o Criatividade até 2,5
o Pesquisa até 2,5
o Total 10 pontos.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS
Será de responsabilidade do MTG, a organização do espaço físico para a exposição dos trabalhos que serão expostos pelas regiões;
Será disponibilizado, para cada região, um espaço previamente definido. Os espaços serão padronizados,28 portanto as exposições devem se limitar a eles.
A organização, a montagem e a guarda de cada espaço da exposição é responsabilidade da Coordenadoria Regional, através das Prendas e Peões e do Departamento Cultural das Regiões, assim como o material que será utilizado para a exposição.
A coleta e retirada do material necessário para a realização da “Mostra” é de responsabilidade das Prendas e Peões Regionais, com o apoio da Coordenadoria Regional, através do seu Departamento Cultural.
No momento da avaliação dos trabalhos expostos, que será apresentado pelas Primeiras Prendas Regionais (mirim, juvenil e adulta), e pelos Peão e Guri Farroupilha, será permitido somente a presença do(a) Diretor(a) Cultural Regional, exceto quando se fizer necessário a participação como cenário.
A apresentação pública dos trabalhos expostos estará a cargo das Prendas e Peões Regionais, auxiliados pelas Prendas e Peões das Entidades Tradicionalistas, os quais deverão atender aos horários estabelecidos na escala de atendimento planejada pela Coordenadoria Regional.
Em nenhum momento, os espaços (Mostra das prendas e Mostra dos peões) poderão ficar sem a presença de no mínimo dois inscritos pela Coordenadoria, sob pena de desclassificação da Região Tradicionalista, na 11ª Mostra.
As três Regiões Tradicionalistas que apresentarem os melhores trabalhos, em cada categoria (prendas e peões) receberão um Troféu Destaque.
Os três trabalhos (categoria prenda e categoria Peão) que receberem o troféu destaque estarão automaticamente convidados, a apresentar sua mostra no Congresso Tradicionalista Gaúcho de 2011, na cidade de Nova Petrópolis.

ORDEM DE AVALIAÇÃO DA MOSTRA – ENART 2010:
Bloco 1 - Das 10h às 12h: 28ª RT, 11ª RT, 16ª RT, 27ª RT, 30ª RT, 5ª RT, 3ª RT, 23ª RT, 7ª RT, 6ª RT;
Bloco 2 - Das 12h às 14h: 10ª RT, 14ª RT, 25ª RT, 4ª RT, 2ª RT, 9ª RT, 12ª RT, 20ª RT, 21ª RT, 24ª RT;
Bloco 3 - Das 14h às 16h: 26ª RT, 22ª RT, 13ª RT, 29ª RT, 8ª RT, 18ª RT, 15ª RT, 17ª RT, 1ª RT, 19ª RT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário