quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Gabriel Ferreira, Piá Farroupilha da 24ª RT

"Nascido em 16 de maio de 2000, é filho de Joelsi e Mariele Ferreira.
Ele que recebeu sua primeira pilcha de tricô, sente muito orgulho em fazer parte da história do Centro de Pesquisas Folclóricas Terra de Um Povo.

A paixão pelo tradicionalismo é nata, com poucos dias foi conhecer a égua Mariana, ganhada ainda na barriga da mãe e que o acompanha até hoje.
Desde bebê, participa dos eventos tradicionalistas junto com a família.

Aos 3 meses, participou do Desfile Cívico, a cavalo com o dindo Marcos e com 4 meses, do Desfile Farroupilha, com o vô Darci. Sendo motivo de orgulho para o pai Jô que, de peito inflado, passeava com ele a cavalo. Hoje é o companheiro para esses passeios com pai e o irmão Arthur, que o tem como exemplo e admiração.

Com 4 anos, aprendeu a dançar o ‘Maçanico’, na Invernada Mirim (então parceria entre DTG e CPF). Desde então não abandonou as danças. No público, além de amigos, estavam os pais, os dindos e o vô, que além de fotografar e apoiar, se emocionam a cada feito de Gabriel.

A declamação é outro gosto do piá, desde muito pequeno. Desde 2005, é representante da Entidade e do Município em Rodeios Artísticos, o que lhe rendeu muitos troféus nesta modalidade.
A partir de 2006, aumentava a responsabilidade recebendo o crachá de Piazito da Entidade até 2009, quando iniciou na categoria Piá.

Integra o grupo de cavalarianos da entidade, sendo o mais novo dos participantes da Cavalgada da Lua Cheia e da Chama Crioula, e hoje com 10 anos, o Mosquitinho, como é conhecido, cultiva com carinho a cultura gaúcha sempre apoiado pela família e amigos. Integrante da Campeira, é também o Posteiro da Invernada Mirim do CPF Terra de Um Povo e se emociona ao dizer que é da Capital Nacional do Chimarrão.

Neste ano, sente a honra de ser Piá Regional, sendo o Pioneiro da Entidade e da 24ª Região Tradicionalista nesta categoria."


Quem me mandou estes dados foi a mãe do Gabriel, Mariele Ferreira.
Agradeço de coração pela participação, e por dividir conosco um pouquinho da história deste belo Piá que é orgulho pra nossa região.
Este é o lado do Tradicionalismo que nos orgulhamos em defender!

Abraços!

Um comentário: