Histórico
Frontelmo Alves Machado, hoje Conselheiro Benemérito do MTG, que sonhava em “ver o Rio Grande campeiro todo reunido numa grande festa anual”, em fevereiro de 1987, procurou o Presidente do MTG, Zeno Dias Chaves e transmitiu-lhe sua intenção, apresentando inclusive, um esboço de regulamento.
A iniciativa, segundo seu idealizador, teria como objetivos: “Unir os gaúchos campeiros em um evento, nas diversas modalidades, para confraternizar e apurar seus campeões com representação dentro e fora do Estado, para competições desta natureza.”
O Presidente convocou uma reunião, convidando os seguintes companheiros com conhecimentos gerais de campeira: José Theodoro Bellaguarda de Menezes, João Francisco Rodrigues de Andrade, Oraci Louzada Abreu, Wilson Freitas e Cyro Dutra Ferreira. Formada uma comissão, esta por 3 dias reunidos no MTG, trabalhou na elaboração de um regulamento. Posteriormente percorreram o Estado recolhendo detalhes de usos e costumes, com a colaboração de muitos tradicionalistas e Coordenadores Regionais, a cerca das práticas campeiras.
Foi marcada uma Convenção Extraordinária, onde a comissão formada por Frontelmo Alves Machado, Wilson Freitas e Cyro Dutra Ferreira, iriam defender a matéria. De 11 a 13 de dezembro de 1987 foi realizada em Júlio de Castilhos a 26ª Convenção. No dia 11 foi aprovado o Ante-Projeto com o nome “Festa Crioula do RGS”, a seguir, modificado para “Festa Campeira do Rio Grande do Sul – FECARS” e marcada a primeira edição para março de 1989.
Então é isto pessoal.
Aí está a programação completa da FECARS... e atenção Prendas e Peões: este é o último evento Estadual para quem tem a intenção de concorrer nos Concursos de Prenda e Peão Regional/Estadual.
Garanta seu certificado participando deste que é um dos eventos mais belos do Estado :)
Grande abraço a todos, e uma boa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário