quinta-feira, 9 de junho de 2016

Cantinho Gaúcho entrevista: Lê Vargas

Bom diiia gente!!!
Sério, que frio é esse??? Acordar e ver a temperatura aos 0º C é realmente desesperador pra quem trabalha e odeia o inverno =(
Mas vamos lá, que somos gaúchos e não desistimos nunca da lida!

E hoje, pra alegrar e aquecer o dia, trago com muito carinho aqui pro nosso Cantinho uma entrevista mais do que especial! O querido Lê Vargas, do Grupo Tchê Guri, está aqui nos contanto muuuita coisa bacana sobre a sua história, a história do Tchê Guri, seus ideais e suas multi funções.
Vale a pena conferir. Está demais!


1. Olá Lê Vargas! Nossa, to muito feliz de contar com a tua participação aqui no Cantinho Gaúcho. Fã de mais de uma década (to velha.. rsrs) entrevistando o ídolo! Nos conte um pouquinho sobre o início da tua carreira, e como se deu o pontapé inicial do Tchê Guri.
Oi querida!!!
Em primeiro lugar eu que agradeço a oportunidade e quero de público agradecer o carinho que sempre teve conosco.
Comecei a me descobrir como músico ainda muito cedo, em nossa casa sempre tivemos muito contato com música pois meu pai era músico amador e juntamente com meu tio e outros amigos estavam sempre fazendo música em casa. Com 9 anos de idade comecei a tocar profissionalmente com ele e meus irmãos, formando o "famoso" grupo Mirim-Guaçu.

Primeiro Cartaz do Grupo Mirim-Guaçu

2. Além de vocalista do Grupo Tchê Guri, tu também és produtor e palestrante, né? Fale pra gente sobre estas tuas atividades além dos palcos... desde quando tu dá palestras e qual o foco principal delas?
Sempre fui muito envolvido com a parte musical do Tchê Guri, desde o primeiro CD me fascinei pela produção, e a partir dali comecei a me aprofundar mais e mais nesse universo. Hoje faço produções para vários artistas, e resolvi fazer palestras sobre produção com intuito de mostrar aos novos artistas, através da minha percepção do mercado e todos esses anos que vivo no meio fonográfico, os passos para ter uma carreira, no mínimo, estruturada.

3. Vocês iniciaram a carreira tocando em CTG's de um modo bem tradicional... e com o passar dos anos, a "modernidade" falou mais alto e vocês partiram para uma música e trajes diferentes do defendido pelo Movimento, ficando assim, proibidos de tocar em eventos tradicionalistas. Hoje vocês estão novamente dentro dos CTG's, e conquistando novamente um espaço muito especial, que já foi de vocês um dia. Fale um pouquinho sobre essa transição e os ideais do Grupo Tchê Guri.
Somos um grupo formado dentro de um CTG e criados em uma família muito tradicionalista, porém somos de São Leopoldo na grande Porto Alegre, somos gaúchos do asfalto e além disso somos artistas, e arte não tem limites.
Concordo que por muitas vezes fomos um pouco além demais, mas éramos guris de verdade, não tínhamos medo de nada, só queríamos fazer nossa música e isso nos trouxe benefícios e algumas tristezas, como o fato de não poder mais tocar na nossa casa, que é o CTG.
Agora crescemos, temos outra visão, creio que o Tchê Guri não perdeu seu mercado dentro da música tradicionalista, apenas se retirou por um tempo, e estamos sendo muuuuuito bem recebidos nos CTGs, e o objetivo é fortificar cada vez mais o nome do TG nesse mercado.

4. Eu, particularmente, sempre defendi o Tchê Guri... porque acredito, em primeiro lugar, que cada música tem o seu espaço, apesar de ser a favor da proibição dos "Tchês" no meio tradicionalista. Até entrevista em jornal já dei por conta disso! Acredito que precisamos saber separar as coisas, e pronto, cada um tem o seu lugar, e as pessoas que gostam do seu trabalho. Pra vocês, como foi ou está sendo a aceitação de volta ao meio tradicionalista? Imagino que tenham uma credibilidade enorme representada por tantos anos de estrada, mas alguns ainda ficam com o pé atrás, principalmente os Patrões das entidades?
Já fazem quatro anos que voltamos a nos apresentar com indumentária rigorosamente gaúcha e sempre tem alguém que diz que não estamos pilchados, mas esse alguém não foi ao baile! Exitem pessoas que não querem entender, não querem gostar de nós... Mas graças a Deus a maioria gosta e o nosso trabalho é feito pra esses, que como você sempre nos apoia e respeita nossa musica. Tenho certeza que não iremos agradar a todos, mas queremos, no mínimo, ser respeitados.


5. To fazendo perguntas muitos extensas.. to me empolgando aqui. Vou tentar ser mais breve. haha Tem algum momento nestes anos todos de carreira que tu queiras destacar como o mais especial, inesquecível?
Nossa, são muitos!!!
Mas o prêmio "TOP OF MIND" como a banda mais lembrada dos gaúchos e a indicação ao "GRAMMY LATINO", foram momentos inesquecíveis.

6. A relação do Grupo Tchê Guri com os fãs é impressionante. Adoro o carinho com que vocês nos tratam, sempre atenciosos, queridos e amigos (sim, me considero tua amiga, já! rsrsrs). Qual a importância deles pra vocês? É foco do grupo como um todo essa atenção às pessoas que admiram o trabalho do Tchê Guri?
Realmente, os fãs se tornam amigos, e você é uma grande amiga!
Temos o maior respeito pelo nosso público, são eles que fazem os 26 anos de sucesso do TG, mas não fazemos nada pensado, atendemos a todos com carinho e respeito por termos essa consciência, se não fossem essas queridas pessoas não estaríamos até hoje fazendo o que mais amamos.

Primeiro Disco lançado pelo Tchê Guri, em 1993

Disco Baile Pronto, Vol. 2, que foi lançado este ano, 2016.

7. E os novos projetos, quais são? Vi que lançaram o "Baile Pronto Volume 2" que deve ser um sucesso como o primeiro!
Estamos lançando o "BAILE PRONTO VOL. 2" que é um CD que nos da uma alegria muito grande em faze-lo, pois nele podemos gravar músicas que já tocamos a algum tempo, e poder registrar isso é maravilhoso!

8. Acho que preciso ir encerrando por aqui... só tenho MUITO a agradecer o teu carinho de sempre, a disponibilidade em estar aqui no meu Blog nesta participação mais do que especial e desejar muito sucesso pela frente. Quero ir a muitos shows e dançar em muitos fandangos ao som de vocês ainda! Obrigada!!! Espero que tenha gostado... porque eu adorei :)
Eu que agradeço a oportunidade, o carinho e a amizade de sempre e quero dizer que adorei as perguntas e te desejo felicidade e sucesso sempre, conte conosco!


Encerrada a entrevista, aqui vão duas fotos nossas, as mais recentes... porque algumas antigas são impublicáveis. O tempo nos fez muito bem! hahahah

Multifeira 2015, em Estrela.

Com amigos do CTG Tropilha Farrapa curtindo
o meu aniversário, em outubro de 2015, no CTG Rincão das
Coxilhas, ao som de Tchê Guri.
(Porque ganhar parabéns do Lê Vargas não é pra qualquer um.. haha)

É isso pessoal, espero que tenham gostado desta super participação aqui no Blog!

Agora, segue o baile que o frio não dá trégua e os dedos estão congelando de digitar... :P
Tenham um bom dia, e um bom resto de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário