quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Estuda, tchê: Economia do RS

  • EXTRATIVISMO – RECURSOS NATURAIS 
Calcário: Depressão Central
Cobre: Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Encruzilhada do Sul 
Pedras preciosas: Planalto Norte-Rio-Grandense (Soledade, Encantado, Salto do Jacuí)
  • AGRICULTURA 
No RS, estão presentes os dois tipos de agricultura: de subsistência e para venda e exportação. 
As regiões preferenciais para o cultivo são a campanha, a depressão central, o litoral, o extremo sul e a fronteira oeste. Os principais produtos cultivados são o arroz, o milho, a soja e o trigo. 

Fumo: Cultivado principalmente no Vale do Rio Pardo, tem como municípios destaque Venâncio Aires, Candelária, Sobradinho e, o maior produtor, Santa Cruz do Sul. 

Arroz: Foi a 1ª lavoura moderna a se desenvolver no estado. Aparece em terrenos planos e baixos. Suas áreas de cultivo mais antigas são a Depressão Central - principalmente o vale do Jacuí, a margem das lagoas e lagunas e o médio vale do Uruguai. Os maiores produtores são Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Itaqui, Alegrete e Arroio Grande, sendo a Capital do Arroz, Cachoeira do Sul. 

Soja: Cultura de verão, seu cultivo é centrado no Planalto Norte-Rio-Grandense. É a base econômica da região das Missões (Giruá, São Miguel das Missões e São Luis Gonzaga), do Planalto Médio, onde se localiza a Zona da Produção (Passo Fundo, Palmeira das Missões, Carazinho) e do Alto Jacuí (Cruz Alta, Santa Bárbara do Sul, Fortaleza dos Valos). 

Trigo: Aparece associado à soja, como cultura de inverno, sendo cultivado também no Planalto Norte-Rio-Grandense, em Giruá, Palmeira das Missões, São Borja, Ijuí e Cruz Alta. 

Milho: Cultivado, sobretudo, no Planalto e na Encosta, nos municípios de Erechim (norte), Canguçu (sul), Sananduva (nordeste), Chapada, Casca e Marau (Planalto Médio, Zona da Produção). 

Maçã: Desenvolve-se em temperaturas baixas, ou seja, nos Campos de Cima da Serra, nos municípios de Vacaria, Bom Jesus e São Francisco de Paula. 

Cebola: São José do Norte, Litoral Sul.

Banana: Litoral Norte.

Abacaxi: Litoral Norte.
  • PECUÁRIA 
Primeira atividade econômica desenvolvida no estado foi desenvolvida na campanha gaúcha. Os principais produtos obtidos são a carne, o couro, o leite, a lã, peles, chifres, entre outros. 

Bovinos: Principal rebanho gaúcho. Predomina a criação de raças de origem europeia, sendo uma atividade característica das regiões de campinas ou campos limpos, existindo uma forte concentração na Campanha. Destina principalmente ao corte, a criação pode ser considerada extensiva, e os animais vivem soltos. A rotação de campos, a inseminação artificial e outros cuidados são normais. 
A partir dos anos 80, desenvolveu-se a pecuária leiteira, nas zonas coloniais e nos campos mais próximos de Porto Alegre. 

Ovinos: Formam o segundo maior rebanho do Rio Grande do Sul e o maior rebanho de ovinos do Brasil. São criados principalmente na região da Campanha, juntamente com os bovinos, ou nos campos próximos às lagoas costeiras do sul do Estado. 

Suínos: Formam o maior rebanho de suínos do país. Sua criação esteve muito ligada à agricultura colonial do Planalto Norte-Rio-Grandense e sua encosta, sendo destinada, a princípios, para a produção de gordura animal. Com o desenvolvimento da indústria de óleos vegetais, passou a se voltar para a produção de carne. 

Avicultura: Desenvolveu-se principalmente nas zonas coloniais e nas proximidades de Porto Alegre.
  • INDÚSTRIA 
As primeiras indústrias do Rio Grande do Sul surgiram em Rio Grande, Pelotas, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. Quase metade das atividades industriais do estado está concentrada em Porto Alegre e municípios próximos, como Canoas, Novo Hamburgo, Gravataí e São Leopoldo. No conjunto, essa região forma um grande centro poli-industrial. 
Em POA, se localiza a indústria químico-farmacêutica e informática. 

A indústria automotiva, liderada pela General Motors, está instalada em Gravataí. 
A petroquímica está concentrada em Triunfo, enquanto a siderúrgica aparece em Sapucaia do Sul e Charqueadas. 
A coureiro-calçadista se localiza no vale do rio dos Sinos, que compreende os municípios de Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Parobé, São Leopoldo, Três Coroas, etc. 
A zona de Caxias do Sul forma a segunda concentração industrial do estado, formada pelos municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi e tem como pólo regional Caxias do Sul. É conhecida nacionalmente pelos vinhos e atividades metal-mecânicas, mas também compreende a indústria de bebidas, têxtil, calçadista e moveleira (mobiliário). 
Outros centros industriais são Pelotas (alimentos - carne e conserva de frutas), Rio Grande (química - petróleo, fertilizantes e inseticidas - e pesqueira), Santa Maria e Passo Fundo. 
Finalmente, cita-se os centros agroindustriais, localizados, em sua maioria, no planalto e na encosta. Lajeado e Estrela possuem indústrias de laticínios, processamento de carne de porco e aves. Outros municípios assim estão localizados na Campanha.
  • COMÉRCIO 
No RS, os maiores centros urbanos concentram a maior parte da atividade comercial. 
O maior pólo comercial é Porto Alegre e Região Metropolitana, seguido por Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Rio Grande. 

Produtos exportados: Arroz, trigo, carne, madeira, couro, lã, óleos vegetais, fumo, vinho, alimentos em conserva, calçados, artigos de vestuário, móveis, máquinas agrícolas, produtos petroquímicos e automóveis. 

Produtos importados: Petróleo, café, açúcar, sal, aparelhos elétricos e eletrônicos. 
Países importadores: EUA, Alemanha, Espanha, Japão, Paraguai, Argentina, Uruguai, China
  • MERCOSUL 
O Mercado Comum do Sul é uma organização instituída pelo Tratado de Assunção, no final de 1991, reunindo Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, começando a vigorar em 1995, através de uma progressiva redução das tarifas alfandegárias de um conjunto cada vez mais amplo de produtos, com vista ao livre comércio e à formação de um mercado comum entre os países membros. Posteriormente, associaram-se ao MERCOSUL o Chile (1996) e a Bolívia (1997).
  • TURISMO
O turismo movimenta a economia gaúcha, e o estado recebe cerca de dois milhões de turistas estrangeiros por ano. 

Os principais pontos turísticos do RS são:

Região das Hortênsias: Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Uma das regiões mais frias do estado, no inverno pode nevar. A Cascata do Caracol (Canela) e o Lago Negro (Gramado) são os mais visitados. 

Litoral Rio-Grandense: As principais praias do RS são Capão da Canoa, Torres, Tramandaí, XangriLá, Imbé, Atlântida, Arroio do Sal (ao norte) e Mostardas, Barra do Chuí, Cassino (Rio Grande – ao Sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário