quinta-feira, 20 de abril de 2017

1º Guri Farroupilha do RS - Pedro Ernani Dornelles Lago

Bom dia!!!

Seguimos nas apresentações dos nossos novos representantes Estaduais!
Hoje vamos conhecer a vivenda tradicionalista de Pedro Ernani Dornelles Lago, que conquistou o encargo de 1º Guri do Rio Grande do Sul.


"Buenas gauchada, meu nome é Pedro Ernani Dornelles Lago, tenho 14 anos, curso 
o 1º ano do ensino médio na escola C.E. Getúlio Vargas e sou natural de São Borja - RS.
Minha caminhada no tradicionalismo iniciou-se desde meus primeiros anos de vida, 
com o incentivo de meus pais (Pedro e Iara Lago). Sempre frequentei o CTG, participando 
das invernadas e vivendo o ambiente sadio que vemos na sociedade tradicionalista.
Iniciei nos concursos na categoria piazito aos 3 anos de idade, e fiquei por 4 anos residindo 
em Palhoça - SC. Depois desse período, no ano de 2013 aos 12 anos retornei a São Borja, 
e retornei também aos concursos de peões na categoria Guri Farroupilha.
Nas minhas andanças, sempre representei o CTG Tropilha Crioula, 
por ser a entidade que me viu crescer, a qual tenho muito amor e orgulho em representar. 



Na história do Movimento, temos varias personalidades que deixaram seu legado para 
nós jovens tradicionalistas, entre esses, três me chamaram mais atenção: Barbosa Lessa, 
Cyro Dutra Ferreira e J. C. Paixão Cortes. 

O primeiro pela maestria e inteligência com que usava as palavras, como aparece em sua tese 
'O sentido e o valor do tradicionalismo'; os outros dois, pelo empenho, dedicação e amor 
com que lutavam pelas nossas tradições, e que apesar da pouca idade, 
não mediam esforços quando se tratava das tradições gaúchas. 

Meu sonho de ser Guri Farroupilha do Estado começou a se desenhar durante 
a minha primeira gestão regional, onde ao lado dos meus colegas e amigos de 
gestão aprendi muita coisa sobre a nossa tradição gaúcha. A partir daí, comecei a perceber 
o real prêmio do nosso tradicionalismo, que é o aprendizado e as amizades que conquistamos 
nessa caminhada. Nesse período, amadureci muito como pessoa e tradicionalista, 
pois convivendo semanalmente nos eventos e atividades, sempre aprendemos algo 
diferente, que enriquece nosso conhecimento e nos torna cada vez mais, pessoas melhores.

Naquela época, eu era o atual 2º Guri Farroupilha da 3ª RT, cargo que ostentava 
com muito orgulho, juntamente com meus amigos Gabriel Maurer - 3º Guri Farroupilha da 3ª RT,
 e Henrique Becker - 1º Guri Farroupilha da 3ª RT, o qual representou muito bem 
nossa região no Entrevero Cultural de Peões na cidade de Marau, 
Entrevero este que fez despertar ainda mais o meu amor pelas tradições, 
e a minha vontade de representar minha região na etapa Estadual.


Após entregar o meu cargo regional, logo voltei a concorrer no concurso interno, 
desta vez, mais experiente e confiante. A partir deste, iniciou-se um novo ciclo e junto 
o trabalho árduo em busca do sonho de ser Guri Farroupilha de minha região. 

Nesta preparação ganhei muitos novos amigos, e também tive o apoio de muitas outras 
pessoas que me ajudaram e me auxiliaram nas provas campeira, artística e escrita. 
No mês de julho, lá fomos nós novamente em busca de um sonho. 

Quando eu digo nós, me refiro a todas as pessoas que tornaram esse sonho possível, 
muitas delas infelizmente não puderam estar presente comigo, 
mas mesmo assim contribuíram imensamente para minha formação até esse momento. 
Junto com a minha gestão interna, boleamos a perna em Giruá, 
sede do concurso regional naquele ano, todos preparados e em busca de um objetivo, 
fazer parte da gestão regional da 3ª Região Tradicionalista. 


Desempenhei minhas provas com maestria, a ponto de me ver satisfeito, 
e com a certeza de que o meu trabalho havia sido bem realizado, mesmo as vezes 
achando que algo poderia ter saído melhor. Ao lado dos meus companheiros 
Robson Thomas Ribeiro - Peão Farroupilha do CTG Tropilha Crioula, 
Eduarda Streck - Prenda do CTG Tropilha Crioula, e Moara Colombo Pereira - Prenda 
Dente de leite do CTG Tropilha Crioula partimos para mais um aflito resultado. 

Com a graça de Deus, e em recompensa de todo trabalho realizado, 
tive a felicidade de conquistar o título de Guri Farroupilha da 3ª RT, 
fazendo dobradinha com o meu amigo e irmão do tradicionalismo Robson Thomas Ribeiro, 
hoje atual 3º Peão do Estado do RS. E deste momento continuei firme em busca 
do meu sonho, sempre pondo em mente que o resultado é consequência da boa preparação, 
e assim o trabalho continuou. Foram meses e até anos de estudo, pois a nossa 
caminha até um estadual começa muito antes de ganharmos o concurso regional; 
abri mão de muitas coisas para me preparar para esse momento único da minha vida. 



Nessa preparação, procurei me esforçar o máximo e conciliar todas as provas do concurso,
 juntamente também com a escola, assim não deixando desejar em nada. 
A questão das organização é um ponto crucial do concurso, para que o seu estudo 
seja produtivo e não cansativo, procurei não me doar intensamente aos livros e 
conteúdos, mas sim manter a minha rotina diária e sempre me distraindo, 
para não se tornar uma coisa chata e forçada. Tenho certeza que desta forma, temos um melhor
 rendimento, sem ser cansativo e enjoativo, mas nunca também sendo desleixado 
e deixando os estudos em segundo plano. 

Nesse ano, consegui o tão almejado sonho de Guri Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul, 
e me resta apenas agradecer a todas as pessoas que me ajudaram, 
e voluntariamente contribuíram para que este sonho se tornasse realidade, 
mas em primeiro lugar a Deus e minha família, meus pais que sempre estiveram ao meu lado, 
me auxiliando, e me ensinando a ser humilde e sempre estar aprendendo, 
me aguentando em casa com os meus treinos hahaha, e sempre sonhando junto comigo. 

A minha gestão regional que sempre me apoiou e torceu por mim, 
acompanhando minha preparação e me cobrando para que eu tivesse um bom rendimento. 
Ao meu CTG e região tradicionalista, enfim, são tantas pessoas que nos apoiam nesta 
caminhada, que me recuso a citar nomes, apenas agradeço a todos e por todas as horas 
de trabalho e momentos inesquecíveis. Espero que esse ano seja muito proveitoso e de muito
 aprendizado e trabalho em prol do nosso Movimento. 



Espero trazer mais jovens para dentro do CTG e também trabalhar com aqueles que
 já fazem parte do mesmo, tornando-os tradicionalistas efetivos, e que amam de verdade 
nossas tradições. Aos meus colegas de gestão estadual, desejo muito sucesso a nós nessa
 empreitada de representar todos os jovens do nosso movimento, e levar a nossa cultura 
cada vez mais além, com muito trabalho e dedicação. 


Digo aos peões que um dia almejam fazer parte de uma gestão Estadual que na 
verdade a preparação não tem segredo nenhum, apenas faça as coisas com amor e 
consciência de que, o que você faz realmente te faz feliz. 

Procurem dar ouvidos as pessoas mais velhas e experientes, pois tenho certeza que nesses 
senhores e senhoras já tordilhos estão a nossa maior fonte de conteúdo e aprendizado. 
Sejam humildes o suficiente para reconhecer os seus erros, e corrigi-los para terem sucesso no futuro.
Sigam firmes em busca de seus sonhos e na luta pelas nossas tradições. 

Um abraço bem cinchado a todos!!!
Pedro Ernani Dornelles Lago - 1º Guri Farroupilha do RS"

Pedro, parabéns por esta conquista tão valiosa! 
Aproveite muito, por toda a dedicação que tiveres, e também por tantos Guris que tu hoje representas. Muito sucesso, sempre!!! E obrigada por compartilhar com a gente a tua experiência.

Um forte abraço a todos... a até mais! ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário