sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O tema da semana é: Trabalhando a tradição gaúcha nas escolas

Olá amigos!

Nesta sexta-feira (ainda chuvosa =/) trago aqui pro Cantinho Gaúcho mais um tema da semana, com dicas mega especiais para as provas orais das Cirandas Culturais de Prendas e Entreveros de Peões.

Continue sempre por aqui que conteúdo bom nunca falta!

E se liga: teremos ainda mais dois temas publicados, fechando assim uma série de dez temas especialmente selecionados por nossas Prendas Adultas do Rio Grande do Sul. Não perca nenhum deles, heim!?


"Trabalhando a tradição gaúcha nas escolas

1. Como introdução se fazer valer da tese:
Barbosa Lessa em 1954 aprovou a tese O Sentido e o Valor do Tradicionalismo durante o I Congresso Tradicionalista Gaúcho, na cidade de Santa Maria.
Sua tese é um dos documentos mais valiosos do tradicionalismo organizado por retratar e orientar, mesmo após tantos anos, a realidade dos dias atuais.
Na primeira parte da tese o autor fala sobre a desintegração da sociedade, e traz a cultura como fator importante nesta ocorrência.
Na sequência, Lessa caracteriza o tradicionalismo como um movimento - muito mais do que uma teoria - que tem por finalidade auxiliar o Estado na resolução de seus problemas, sendo este um movimento popular que visa o bem coletivo.
Dito isto, a última parte da tese nos mostra as duas grandes questões nas quais devemos atuar: a atenção especial às novas gerações e a assistência ao homem do campo.

2. No desenvolvimento fazer uma análise crítica:
Se lá em 1954 Barbosa Lessa já dizia que o tradicionalismo deve operar intensamente no setor infantil e educacional, o que dizer dos dias de hoje?
Quando a tradição gaúcha penetra nas salas de aula, as crianças aprendem hábitos, valores e reações emocionais que formam o seu patrimônio tradicional e que são imprescindíveis para a sua integração na sociedade. Elas aprendem desde a tenra idade sobre o orgulho, sobre a raiz, sobre a história, sobre o porquê de tudo aquilo que identifica e torna único o gaúcho que possui uma cultura tão rica e diferenciada.

3. E como atuar?
Ao longo dos anos, a Diretoria do MTG tem incentivado a ação dos tradicionalistas nas escolas orientando principalmente prendas de faixa e peões de brasão a serem militantes.
Vemos isso acontecer através do projeto MTG e a Comunidade Escolar que foi repensado e hoje é ainda mais abrangente, pois uma comunidade escolar não é feita apenas de alunos, e certamente quanto mais pessoas conseguirmos atingir com a finalidade do bem coletivo, mais a sociedade sai ganhando, e não apenas o tradicionalismo.

4. Conclusão (opinião pessoal):
A tradição gaúcha é a identidade do povo rio-grandense, são os seus valores, as suas virtudes, a sua história e a sua formação. Um povo que não sabe de onde vem, certamente não sabe para onde vai. E é neste espaço social de aprendizado e educação, mas principalmente de legado às futuras gerações, que temos a obrigação de atuar.

Com carinho, Prendas Adultas do Rio Grande do Sul 2017/2018."

Um maravilhoso finde a todos...
e até semana que vem ;*

#BoraEstudar

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