terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Willian Varela assume Departamento de Música do MTG


O tradicionalista Willian Varela é o novo diretor do Departamento de Música do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Gestão 2019.

À frente do departamento de música, pretende aproximar as diferentes linguagens musicais que formam o regionalismo gaúcho, tendo como desafio trazer para o tradicionalismo algumas estéticas que foram ignoradas ao longo da história do Movimento. “Quero aproximar o nativismo do tradicionalismo e facilitar a comunicação entre os artistas, uma vez que, esses “dois mundos” produzem e consomem arte um do outro, por isso precisamos andar abraçados”.

Para 2019, segundo Varela, a meta é despertar o gosto e a apreciação de crianças e jovens para a cultura e música gaúchas e, para isso, os concursos individuais serão prioritários no trabalho da equipe.

Trajetória tradicionalista

Aos seis anos de idade, na cidade de Serafina Correa, 11ª RT, William começou a dançar na invernada mirim no CTG Sinuelo da Serra. Nessa mesma época já estudava violão e canto e participava de concursos de música italiana e nativista. O gosto pela música regional se deu quando conheceu um disco da Califórnia da Canção de 1971. Mais tarde começou a cantar para os grupos de dança, migrou para o GTF Guapos da Agronomia de Passo Fundo, na 7ª RT. Em 2000 foi estudar em Santa Maria, 13ª RT, onde integrou o CTG Sentinela da Querência até o ano de 2007. Nesse período foi campeão e vice na modalidade de Conjunto Vocal do Enart, por duas vezes campeão como Melhor Grupo de Acompanhamento, e três vezes vice-campeão da modalidade de dança tradicional.

Na cidade de Rio Grande, 6ª RT, onde fazia faculdade de Engenharia na Furg, cantou para o DT Os Teatinos. Em 2008, já morando em Porto Alegre, onde fazia mestrado na UFRGS e curso de música, entrou para a equipe técnica de do MTG e da CBTG como avaliador dos concursos de música. Em sua trajetória, participou de festivais no exterior, em países como Uruguai, Argentina, Chile, Peru, México, Turquia e Chipre, nesse último com o CTG Anita Garibaldi de Encantado, 24 RT, saindo campeão do Festival.

Atualmente, é proprietário de uma escola de música em Porto Alegre.

Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
Cel e Whatsapp: 51 99370 0619

Nenhum comentário:

Postar um comentário