segunda-feira, 6 de maio de 2019

Para Estudar - Questões de Prova - Parte 33

Bom diiia amigos!!!

Continuando os estudos das provas escritas do último Entrevero Estadual, trago hoje a prova da Categoria Guri!!!

Lembrando que não basta apenas estudar questões de provas e/ou resumos... o ideal mesmo é enfiar a cara nos livros (da bibliografia indicada) e tentar ler todos eles antes do Concurso. :)

BORA ESTUDAR, GURIZADA!!!


PROVA ESCRITA 31º ENTREVERO CULTURAL DE PEÕES
CATEGORIA GURI – FASE ESTADUAL


1ª PARTE: GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

01. No centro-sul do Estado encontramos uma área de rochas muito antigas, que se formaram na primeira fase da história da Terra. Trata-se de rochas cristalinas pré-cambrianas. Estas características estão presentes:
a - no Planalto Norte-Rio-Grandense
b - na Depressão Central
c - no Planalto Sul-Rio-Grandense
d - na planície Litorânea

02. É considerada a primeira lavoura moderna. Cultura mecanizada e irrigada que aparece em terrenos planos e baixos, próximos a rios e lagoas. Posteriormente, esta lavoura expandiu-se para quase todos os vales fluviais do sul do estado. Estamos falando de:
a - soja
b - trigo
c - fumo
d - arroz

03. Entre os municípios de Tavares, Mostardas e São José do Norte, encontra-se o maior parque federal de preservação ambiental. Esta enorme área de 34.400 hectares, está localizada na restinga que separa a Laguna dos Patos do Oceano Atlântico. Estamos nos referindo ao Parque Nacional:
a - dos Aparados da Serra
b - do Taim
c - da Lagoa do Peixe
d - da Serra Geral

04. Vindo do planalto Sul-riograndense, o rio Camaquã, pertencente à Bacia Atlântica deságua diretamente:
a - na Laguna dos Patos
b - na Lagoa Mirim
c - no Canal São Gonçalo
d - no Lago Guaíba

05. A divisa natural entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina é formado pelo:
a -  Rio Quaraí
b - Rio Uruguai
c - Rio Jacuí
d - Rio Taquari

2ª PARTE: HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL

06. Os _______________, caracterizavam-se pelo modo de ser em relação ao espaço geográfico, que era formado por ________________, com diversas casas erguidas em circulo. No centro erguiam a casa__________________. Na agricultura eram especialistas em _______________ forma de preparar a terra.
a - pampeanos – aldeias – das mulheres - coty
b - guaranis – ocas – dos homens – coivara
c - pampeanos – ocas – das mulheres – coivara
d - guaranis – aldeias – dos homens – coivara

07. O maior massacre da história missioneira onde quase mil e quinhentos índios foram mortos em fevereiro de 1756 pelos exércitos portugueses e espanhóis. Ficou conhecido pelo nome de combate:
a - Do Passo do Rosário
b - Da Sanga da Bica
c - Do Caiboaté
d - Do Verdum

08. A tomada de Montevidéu por portugueses e brasileiro em 1815, resulta no surgimento da ________________________ com a anexação do Uruguai. Nas lutas que se seguiram até a independência final do Uruguai, dão notoriedade a ______________________ que adquiri práticas e galões neste período.
a - Republica Juliana – Bento Gonçalves da Silva
b - Província Cisplatina – Bento Gonçalves da Silva
c - Republica Rio Grandense – Antônio de Souza Neto
d - Guerra de Rosas – Antônio de Souza Neto

09. Durante os 10 anos da Guerra Civil dos Farrapos aconteceram fatos que, além das batalhas, prejudicaram o desenvolvimento da sociedade gaúcha. Entre estes fatos, podemos destacar como incorreto:
1 - As estâncias e os campos ficaram despovoados
2 - As charqueadas de Pelotas, das margens do rio Jacuí e do Guaíba, tiveram um amplo crescimento
3 - A imigração estrangeira foi suspensa, reiniciando somente com o estabelecimento da paz
4 - Em virtude da fragilidade militar dos Farroupilhas, a capital da República Rio-Grandense necessitou ser mudada diversas vezes

Agora, assinale a alternativa que corresponde ao enunciado:
a - Todas as afirmativas estão incorretas
b - Somente a 2ª está incorreta.
c - Somente a 1ª, 2ª e 3ª estão incorretas
d - Somente a 3ª e 4ª estão incorretas

10. A Revolução Federalista ocorreu no Rio Grande do Sul no ano de 1893. Foi um confronto sangrento, onde a “degola” era utilizada de parte a parte. Este confronto deu-se entre:
a - Republicanos e pica-paus
b - Federalistas e maragatos
c - Maragatos e pica-paus
d - Maragatos e Federalistas

3ª PARTE: TRADIÇÃO, TRADICIONALISMO E FOLCLORE

11. É vedado ao MTG:
a - Vincular-se a qualquer atividade político-partidária ou religiosa
b - Deixar de distribuir, sob qualquer forma ou pretexto, lucros ou bonificações entre as regiões tradicionalistas
c - Participar de cultos ecumênicos ou outros atos religiosos despidos de qualquer caráter sectário
d - Participar de atos religiosos em memória de pessoas falecidas

12. Nas estâncias a gurizada imita a peonada nas lides através de brincadeiras. Como é chamado o laço que serve de brinquedo as crianças?
a - Laço comprido
b - Laço de embira
c - Laço de umbu
d - Laço de piá

13. Os brinquedos acompanharam a evolução e a sua própria história e tecnologia. Na antiguidade, os povos relacionavam o brinquedo com as crenças, culto e religiosidade. Muitos brinquedos eram usados em rituais. Entre eles:
a - funda
b - bonecas
c - carrinhos
d - máscaras

14. Recipientes usados nos fogões campeiros, nos galpões e com carreteiros e tropeiros para aquecer a água, com alça, tampa e um pequeno bico. Qual é o nome deste utensílio?
a - cambona primitiva
b - cambona
c - chicolatera
d - caldeira

15. Há duas explicações sobre as fogueiras feitas durante as festas juninas. Os pagãos acreditavam que elas representavam os maus espíritos. Já os cristãos acreditavam que era um sinal de bons presságios. A montagem dos paus das fogueiras pode variar de acordo com o Santo que se pretende fazer a homenagem. Quando as lenhas são atreladas em formato quadrangular, representa:
a - São João
b - Santo Antônio
c - São Pedro
d - São Paulo

16. Prato de origem açoriana, constituído de um caldo, leva muitos vegetais, linguiça ou peixe ou carne, uma parte de pirão, ovos duros derramados diretamente no caldo. Estamos falando de:
a - sôrda
b - cadela-oveira
c - engasga-gato
d - pucheiro

17. Complete a segunda coluna de acordo com a primeira, segundo o que nos fala Cyro Dutra Ferreira, sobre os pelos dos cavalos em seu livro Campeirismo Gaúcho:
(1) Baio cebruno        (  ) O cavalo que tiver toda a cabeça branca
(2) Tostado                 (  ) cor de castanha madura
(3) Pampa                   (  ) café com leite forte e argola pretas nas quatro patas
(4) Lubuno                 (  ) cinza

a - 4, 3, 2, 1
b - 4, 2, 1, 3
c - 3, 2, 1, 4
d - 3, 1, 2, 4

18. Para seu trabalho, além de boa faca, necessita ainda, pedra de amolar, cravador, sovela, macete, sovador ou mordaça, manojo e alicate. Estamos descrevendo as ferramentas de trabalho do:
a - Alambrador
b - Esquilador
c - Castrador
d - Trançador

19. Do ciclo das contradanças, dança de rodas muito popular em todo o pais. No Rio Grande do Sul, teve seu primeiro registro musical feito por Alcides Cruz.
a - Chimarrita
b - Balaio
c - Caranguejo
d - Cana Verde

20. Na atividade campeira, a ação de juntar o gado de uma invernada em um lugar já determinado, com a finalidade de revisar os animais, dar sal, curar abichados e terneiros recém-nascidos, como apartar, quando necessário, recebe o nome de:
a - confinamento
b - marcação
c - parar rodeio
d - camperiada

Gabarito:

01. C - Espaço Rio-Grandense, Igor Moreira, 5ª Edição, pág 12
02. D - Espaço Rio-Grandense, Igor Moreira, 5ª Edição, pág 50
03. C - Manual de Tradicionalismo Gaúcho, Manoelito C. Savaris, 1ª Edição, pág 18, 19 e 20
04. A - Espaço Rio-Grandense, Igor Moreira, 5ª Edição, pág 20
05. B - Caderno Piá, março de 2015, Nº 163, pág 2
06. D - História do Rio Grande do Sul, Moacyr Flores, pág 19
07. C - Curso de Tradicionalismo Gaúcho, Antônio A. Fagundes, pág 12
08. B - Curso de tradicionalismo Gaúcho, Antônio A. Fagundes, pág 13
09. B - História do Rio Grande do Sul, Moacyr Flores, pág 104
10. C - Manual de Tradicionalismo Gaúcho, Manoelito C. Savaris, pág 36
11. A - Coletânea da Legislação Tradicionalista, pág 40/41
12. B - Caderno Piá, fevereiro 2015, Nº 162, pág 03
13. D - Folclore na Escola. Aplicação Pedagógica. Brinquedo e Brincadeiras, Neusa Secchi, pág 25
14. C - Cevando o mate, Glênio Fagundes, pág 115
15. B - Caderno Piá, junho de 2017, Nº 190, pág 02
16. A - Curso de Tradicionalismo Gaúcho, Antônio Augusto Fagundes, pág 74
17. C - Campeirismo Gaúcho, Cyro Dutra Ferreira, pág 23, 24 e 25
18. D - Caderno Piá, maio de 2015, Nº 165, pág 2
19. C - Danças Tradicionais Gaúchas, pág 69
20. C - Mala de garupa, Raul Annes Gonçalves, pág 81

Ps.: quaisquer possíveis erros na digitação ou no gabarito são de responsabilidade do blog. Favor avisar para que possamos corrigir sem prejudicar o estudo de ninguém.

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