terça-feira, 1 de junho de 2010

Pós Maio

O tão esperado mês de maio se foi.

E com ele se vão a ansiedade, o medo, a espera, o nervoso, as noites mal dormidas...
Restam apenas boas lembranças, de momentos únicos que foram vividos intensamente!

Posso dizer que realizei meu sonho, estive lá, fiz a minha parte.
Quinta-feira... o início de tudo! Passeio em um ônibus com mais de 50 prendinhas falantes, a integração entre as prendas das três categorias com seus avaliadores, dinâmicas, coquetel. Despedida da gestão 2009/2010, homenagens e mais homenagens...

Na sexta-feira a prova escrita... cruel, muito cruel. Naquele momento já sabia que seria quase impossível, afinal, o que geralmente decide quais serão as representantes da cultura da mulher gaúcha no Rio Grande do Sul é esta prova. Senti que tudo o que tinha estudado não foi o bastante, o suficiente... e mesmo assim, não deixei de ter esperanças e de contar com a sorte.

Á tarde, descansar, tentar dormir um pouco... e ir apresentar a Mostra Folclórica. Tudo com uma certa tranquilidade, na medida do possível, e os 10 minutos que passaram tão rápido! Ponto Cruz, história, resgate, materiais, modo de fazer... à noite, mais homenagens, mais despedidas... a abertura Oficial da 40ª Ciranda Cultural de Prendas, e os presentinhos liiindos *---*

O sábado chegou com uma ansiedade incrível. Neste dia, tudo tinha que ser perfeito.
Familiares, amigos e entidade mãe estavam ali conosco, torcendo e acreditando de verdade em nosso potencial. Não poderíamos decepcioná-los!

Ás 14h, seria a minha vez! Concentração, pensamento positivo, e o sorteio da prova oral. Bendita boca Santa da tia Bea, que me fez sortear '40 anos da Ciranda Cultural de Prendas: a quem pertence esta história?', tema este que me rendeu a 4ª Melhor nota na Prova Oral do Estado *-*

A apresentação foi melhor do que eu esperava. Por incrível que pareça, depois da emoção de minha apresentação inicial, a calma veio se juntar a mim. Prova oral tranquila, serena, em que os pensamentos vinham e saiam com naturalidade. A declamação, um certo trauma antigo, foi executada sem maiores surpresas... fiquei satisfeita. E ao final, as danças, que lavaram a minha alma por eu estar terminando a prova artística com a certeza de ter feito o meu melhor.

Na mensagem final, o choro que não pôde ser contido, pelo fato de perceber que todas as pessoas que estavam ali torcendo por mim, choravam comigo. Naquele momento, toda a dedicação, o estudo, a coragem, o medo, a ansiedade, a luta... foi recompensado, pelo sentimento de dever cumprido. Senti naquele momento, que as pessoas se orgulharam de mim, que não decepcionei ninguém que acreditava em meu potencial, e além disso, pude provar que mereço ostentar o título que alcancei naquele junho de 2009.

Depois de ouvir uma certa vez, 'Não sei se tu teria ganho se tivessem mais adultas concorrendo', pude provar que eu teria ganho SIM, assim como neste concurso ESTADUAL ganhei de outras NOVE prendas regionais.

O orgulho maior que eu sinto neste momento, é saber que lutei e conquistei essa colocação por mérito meu, e é claro, com o apoio das pessoas que realmente acreditavam e sonhavam junto comigo.
O resto, é só o resto... e  que digam o que quiserem...

O título de 1ª Prenda da 24ª Região Tradicionalista 2009/2010 e de 11ª Prenda do Rio Grande do Sul 2010/2011 serão eternamente meus.



Obrigada, obrigada!

Um comentário:

  1. Bom primeiro te odeio.... Me fez chorar um monte la, quase passei mal..
    Mas enfim é como te disse sei o que passou pra chegar ate la, e como tu disse estar la e ainda ser a 11 Prenda do RS não é para qualquer uma, com certeza representou muito bem a nossa RT.
    Estou Muito feliz por ti...

    Diego Goethel

    ResponderExcluir