A ação deu-se início pela manhã com a palestra "Superando limites na busca de um sonho", ministrada pelo Peão Destaque Campeiro do Rio Grande do Sul, Guilherme Monte, 18 anos. "Participar de concursos tradicionalistas é importante por serem formadores de líderes. Se estuda muito a geografia, a história e a parte artística, o que faz com que se cresça como pessoa e se desenvolva o caráter e a responsabilidade. Você se torna o espelho dos demais." enfatiza.
Palestra de Guilherme Monte, Peão Destaque Campeiro do RS
As prendas também tiveram seu espaço em uma oficina sobre Mostras Folclóricas, que foi orientada pela professora e Coordenadora Cultural do CTG Erva-Mate, Maria Cristina Dorneles. na ocasião, foram trabalhados brinquedos e brincadeiras tradicionais. Já a Coordenadora Cultural do CPF Terra de um Povo, Beatriz Colombelli, abordou com as prendas mirins medicina caseira, suas crendices e supertições. Já com as prendas juvenis e adultas o tema foi culinária, assunto trabalhado pela tradicionalista e doceira Suzana Isabel Neumann Wiebeling.
Culinária, assunto trabalhado com prendas juvenis e adultas
Enquanto isso, para os peões, ocorreram oficinas tratando das Provas Campeiras. Ministrada pelo Peão Farroupilha da 24ª RT, Diego Goethel, do CPF Terra de um Povo, e pelo Guri Farroupilha da 24ª RT, Fellipe Mayer, do DTG Piazitos da Tradição, abordaram encilha e provas campeiras de galpão: chimarrão, charque, churrasco e emalar o poncho.
Oficina campeira, ministrada pelo Peão e Guri da 24ª RT, Diego e Fellipe
A tarde foi destinada a uma Roda de Chimarrão com o tema "O importante num sonho não é a realização, mas a coragem de sonhá-lo". A atividade contou com a presença de ex-prendas e ex-peões regionais que participaram de concursos e compartilharam suas histórias, expectativas, medos, preparação, alegrias e frustrações durante suas buscas por um título estadual.
Para encerrar o dia, o Guri Destaque Artístico/Cultural do Rio Grande do Sul, Douglas Dias, 14 anos, apresentou um show cultura, responsável pela oficina de declamação. "Participar de um evento como este é muito importante, pois é uma oportunidade de trazer as crianças para o tradicionalismo", aponta.
Para a organizadora do evento, Manoela Carvalho, a atividade saiu conforme o esperado. "Foi uma forma de incentivar as crianças a participarem dos concursos de peões e prendas", enfatiza.
Fonte: Jornal Folha do Mate
Roda de chimarrão com troca de experiências entre as Prendas e os Peões
Guri Destaque Artístico/Cultural do RS em sua participação no evento
Para a organizadora do evento, Manoela Carvalho, a atividade saiu conforme o esperado. "Foi uma forma de incentivar as crianças a participarem dos concursos de peões e prendas", enfatiza.
Fonte: Jornal Folha do Mate
Nenhum comentário:
Postar um comentário