terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Palavra de Prenda: Geórgia Schena Vendramin

Olá olá queridos leitores!!! :)

É com muita alegria que trago hoje mais um "Palavra de Prenda" pra vocês! Simplesmente sou apaixonada por conhecer lindas histórias, e tenho certeza que todas elas iluminam e inspiram ainda mais as vivendas tradicionalistas dos que passam por aqui!

Vamos conhecer agora Geórgia Schena Vendramin, que vem lá da cidade de Nova Bréscia, do CTG Paixão Cortes, 24ª RT.


"Saudações Tradicionalistas, a todos vocês que acompanham este trabalho maravilhoso, e que são leitores deste Blog. Me chamo Geórgia Schena Vendramin, tenho 18 anos e curso o segundo semestre de Ciências Contábeis no Centro Universitário Univates, em Lajeado.

Inicio meu texto refletindo sobre as belas palavras de Eugenia Tabosa, 'Voar sempre cansa - Por isso ela corre, em passo de dança.' Acredito que nada da vida a gente ganha de graça, e tudo o que a gente conquista tem um porquê. Esta frase me lembra do tempo que eu ainda era criança, com uns 5 anos de idade quando eu, juntamente com meus pais e minha irmã saíamos para visitar nossos avós no interior da cidade de Nova Bréscia e Encantado, pois quando voltávamos, nem tínhamos entrado pela porta de nossa casa e eu me enganchava na mão de meu pai e gritava, pedindo pra correr e dançar, ou como ele sempre me diz: 'Vamo coiê, vamo coiê'.

Pode ser que para alguns, isso não faz sentido nenhum, mas acredito que 'era pra ser', como o vivente diz. Minha paixão pelo tradicionalismo começou desde pequena, quando meu pai e meu avô ainda tinham uma égua, bem como, quando meus pais me levavam nos rodeios de minha cidade e eu ficava encantada vendo as prendas com aqueles vestidos bordados, de cores chamativas, com uma saia rodada, parecendo umas princesas. Foi a partir dai que meu sentimento pela tradição gaúcha ficou mais forte. Fui crescendo e minha prima, eterna companheira Giovana Sota Capataz de nossa entidade, juntamente com meus pais João e Gecilda Vendramin, me incentivaram a começar a participar das invernadas. Demorou um tempo, mas me acostumei com a ideia e quando surgiu a oportunidade, lá me fui conhecer como era esse tal de Centro de Tradições Gaúchas, pois na época não sabia nem como era, o que faziam realmente.

Hoje, cá estou a 7 anos participando do CTG Paixão Cortes. Mas apesar de todo este tempo dentro do Movimento, não sabia de toda essa grandiosidade cultural que este nos proporciona. Quando no ano de 2016 participei do concurso interno de Prendas e Peões de minha Entidade e me tornei a Primeira Prenda do Cinquententário do CTG Paixão Cortes, emoção, alegria, e muito choro fizeram parte daquela data tão especial. Logo, comecei a pesquisar sobre os departamentos culturais, conversar com pessoas que estão ativos no Movimento Tradicionalista a bastante tempo, e assim fui aprendendo. 

Promovi a Primeira Gincana Farroupilha Nico Fagundes no ano de 2015, quando cursava o 3º ano do Ensino Médio, julguei no ano de 2016 a Integração Farroupilha promovido também pelo 3º ano do Ensino Médio da escola de minha cidade, julguei o concurso de Declamação Feminina e Masculina no UNIDANÇA promovido pelo nosso CTG, que é uma integração que nós fizemos todos os anos em cada Centro de Tradições Gaúchas que nosso Instrutor Adroaldo ensina. Fotografei no ano de 2016 nosso VIII Rodeio Artístico, representei a cultura gaúcha no estado de São Paulo, e também no Rio de Janeiro, participei de 4 cursos promovidos pelo MTG e por entidades tradicionalistas no ano de 2016, como também dois cursos no ano de 2014 e 2016 de Danças Gaúchas de Salão.

'Ser prenda, não é apenas carregar um pedaço de couro no peito, é saber representar uma entidade tradicionalista, bem como tua cidade mãe. É saber, que no meio do caminho poderão aparecer obstáculos que temos que encarrar, e não inclinar a cabeça e desistir. É saber que tu vai ser uma autoridade dentro do CTG por dois anos, e independente da situação da entidade, vais ter que ficar lá e apoiar no que precisar. Ser prenda, pra gente, é mais que um presente, é regalo de Deus!'

Fica aqui um quebra costelas para você tradicionalista!

Geórgia Schena Vendramin
Primeira Prenda do CTG Paixão Cortes – Gestão 2016/2017
(51) 981468850"

Galeria de fotos:

Recebendo faixa de Primeira Prenda Gestão 2016/2017

Curso na sede do CTG Tropilha Farrapa com 
o 1º Piá Farroupilha Henrique Vendramin

Encontro de Ex-Primeiras Prendas do CTG Paixão Cortes

Representando a cultura gaúcha no Estado de São Paulo

Festa tradicional da Semana Farroupilha na sede do CTG Paixão Cortes

Geórgia, muito muito obrigada pela tua participação aqui no Cantinho Gaúcho!
Parabéns pela tua dedicação e carinho com o Movimento!!!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário