quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Palavra de Prenda: Thais Dutra

Hoje trago com muito carinho mais um Palavra de Prenda, desta vez com a participação de Thais Dutra, que a poucos dias de despediu do encargo de 1ª Prenda Veterana da CBTG.

Boa conferir? Vem que tá lindo e muito inspirador!!! ♥

Thais com a filha Andressa - 2ª Prenda Juvenil da 12ª RT - MTG SC

"Minha trajetória no tradicionalismo iniciou-se em 1988 aos 7 anos de idade, na cidade de Júlio de Castilhos, RS. Com o incentivo de meu pai Antão Vargas da Rosa, gaúcho, amante da tradição gaúcha e fundador de CTG.

Meu primeiro contado com o tradicionalismo gaúcho foi através das lidas campeiras, morando na Fazenda Santo Antão onde aprendi a cavalgar desde muito cedo. Logo a paixão pelo cavalo me levou a participar de rodeios campeiros, participando de provas de rédeas.

Aos 7 anos foi meu primeiro desfile à cavalo no dia 20 de setembro, seguido de muitos outros.
Mesmo prenda de faixa, continuava a desfilar à cavalo juntamente de meu pai.


Andanças campeiras com o pai, Sr. Antão Vargas da Rosa

Em 1988, meu primeiro concurso de prenda, classificando-me como 2ª Prenda Mirim do CTG Tio Anastácio, fundado pelo meu pai na cidade de Júlio de Castilhos- RS.

Em 1989, mais experiente, conquistei a faixa de 1ª Prenda Mirim do CTG Tio Anastácio.
Em 1992, já participando de outra entidade, conquistei a faixa de 1ª Prenda Mirim do CTG Porteira Aberta em Júlio de Castilhos.

2ª Prenda Mirim - CTG Tio Anastácio

1ª Prenda Mirim - CTG Tio Anastácio

Em 1993, conquistei a faixa de 1 ª Prenda Juvenil do CTG Porteira Aberta. No mesmo ano, representei esse CTG no concurso regional de prendas, conquistando a faixa de 2ª Prenda juvenil da 9ª RT.

Após meu mandado de prenda da região, mudei-me para estudar em Santa Maria e recebi o convite para ser 1ª Prenda juvenil da Associação Tradicionalista Estância do Minuano – Santa Maria, 13ª RT.

Em 1995, Sarau da Prenda Jovem, momento importante na vida de uma prenda, sendo apresentada à sociedade, juntamente de meu Pai Antão Vargas da Rosa e minha mãe Neusa Dutra da Rosa.

2ª Prenda Juvenil - 9ª RT

1ª Prenda Juvenil - Assoc. Tradicionalista Estância do Minuano

Sarau da Prenda Jovem - 1995

Em 1996, já na categoria adulta, conquistei a faixa de 2ª Prenda Adulta do CTG Júlio de Castilhos em Júlio de Castilhos.

Passaram-se 15 anos, me formei, casei e fui mãe, neste período fiquei distante do tradicionalismo, mas quem nasce em berço tradicionalista não se esquece do seu pago e de suas origens.

Em 2012, já residindo em Chapecó, volto a frequentar uma entidade tradicionalista e a dançar na invernada artística veterana do CTG Coxilha do Quero-Quero juntamente com minha família.

Em 2013, conquisto a faixa de Mais Prendada Prenda Veterana do 9º FRCG (Festival Regional da Cultura Gaúcha).

No mesmo ano, conquistei a faixa de 1ª Prenda Veterana deste CTG Coxilha do Quero-Quero.
No mesmo ano, represento o CTG no concurso regional, conquistando a faixa de 1ª Prenda Veterana da 12ª RT.

Em 2014, representando a região no concurso estadual de prendas, conquistei a faixa de 1ª Prenda Veterana do Estado de Santa Catarina.

2ª Prenda Adulta - CTG Júlio de Castilhos


Em novembro de 2015, na Cidade de Sapezal –MT, conquistei o título de 1ª Prenda Veterana CBTG.

Acadêmica do Curso de Jornalismo da Unochapecó e Ganhadora do Prêmio de Jornalismo MTG-RS por dois anos consecutivos: 2016 e 2017.

Há quatro anos, apresentadora de um programa local pela GenTV , oportuniza, também, a divulgação da cultura gaúcha em Santa Catarina.

Me orgulho em ter atualmente minha família inserida em um centro de tradições gaúchas, integrando invernadas artísticas, cultuando e propagando a tradição gaúcha. Minha filha Andressa da Rosa Schein é atualmente 2ª Prenda Juvenil da 12ª RT e meu esposo Clairton Schein, meu fiel e dedicado companheiro, onde dividimos a vida e a dança.

Outro orgulho que enche meu coração é o fato de ter sido prenda em todas as categorias.

Meu maior objetivo enquanto prenda é disseminar o conhecimento adquirido através das pesquisas históricas realizadas, como por exemplo, A Vida de Anita Garibaldi sob um Olhar Feminino, recentemente lançado, além de outros temas como Guerra do Contestado e os 7 Povos da Missões.
Estudar e repassar o conhecimento adquirido é função primordial de uma prenda.




Outro desafio em minha trajetória tradicionalista é a declamação.
Muita dedicação para representar bem o CTG nos rodeios e festivais, mas o apoio incondicional do Recanto da Poesia Crioula foi fundamental para o minha evolução nos palcos. A poesia é apaixonante e por conta dessa paixão, juntamente com o declamador, avaliador e poeta Waldir Borille – Recanto da Poesia Crioula inscrevemos o projeto CHAPECÓ CULTURA EM VERSOS no Edital das Linguagens 2017 da Prefeitura Municipal de Chapecó, sendo aprovado e em andamento, trazendo à Chapecó os maiores nomes da declamação e poesia, tendo como objetivo a capacitação de declamadores e a formação de futuros poetas.

Entrevista com Cezar Luz

Minha missão se torna ainda maior, pois sou mãe e tenho que garantir à minha filha e aos meus netos que a chama da tradição não se apague e que eles conheçam suas raízes e com orgulho, assim como eu, cultivem e transmitam os valores deixados pelos nossos antepassados.

Com carinho,
Thais Dutra da Rosa"

Thais, foi um prazer te conhecer pessoalmente na Ciranda Estadual deste ano, e é uma alegria imensa contar com a tua participação em nosso Cantinho.
Parabéns por esta trajetória inigualável, e por carregar nossa cultura no coração e na alma.

Um grande abraço, e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário