O evento foi idealizado para ser itinerante, sendo realizado cada ano em uma cidade diferente. Tendo início em 1977, teve como 1º campeão o CTG Brasão do Rio Grande, o mesmo se consagrou campeão por três anos consecutivos.
A partir de 1986, o MOBRAL não consegue mais realizar o concurso estadual de danças, passando aos grupos a missão de se ter o evento anualmente, então é criado o FEGART - Festival Gaúcho de Arte e Tradição, que acontecia sempre no último final de semana de outubro, permanecendo em Farroupilha da 1ª à 11ª edição.
Tendo em vista o crescimento do festival e as necessidades estruturais e financeiras para sua realização, o último FEGART a ser realizado foi em Santa Cruz do Sul, em 1987, na sua 12ª edição, no segundo final de semana de novembro.
Somam-se, assim, entre Mobrais e Fegarts, 21 edições de concursos estaduais de danças (de 1977 a 1997). Por questões que envolveram o nome do festival, reivindicado pela Prefeitura de Farroupilha, houve a necessidade de mudança, e no ano de 1999, houve a troca da nomenclatura do evento, realizado pelo MTG exclusivamente. Passou-se a denominar ENART - Encontro de Artes e Tradição Gaúcha - evento esse que hoje em dia é o maior evento amador da América Latina, e que desejamos que siga sempre cada vez maior e mais forte.
Nossa intenção é mostrar e valorizar as diferenças do dançar de ontem e de hoje, sem criticar ou menosprezar determinado estilo. Todas as formas de expressão da arte gaúcha merecem ser respeitadas e admiradas. Não temos como desprezar o ontem e valorizar o hoje, ou vice-versa, a dança, bem como todas as manifestações artísticas, ocorrem em momentos e épocas diferentes, que para o tradicionalismo foram e são importantes em qualquer tempo.
Assista os teasers a seguir e fique por dentro desta baaaita temática do grupo *-*
Entrada
Saída
Aproveitamos para relembrar o convite da Pré-estreia do grupo, que acontece no dia 09 de novembro, na sede da entidade.
O post com mais informações está aqui.
Prestigie! Vai ser demaais!!!
Venha se emocionar com a gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário