sexta-feira, 5 de outubro de 2018

O tema da semana é: A importância da Carta de Princípios

Siim, hoje é sexta e temos mais um "Tema da Semana" por aqui!

Hoje com um assunto de extrema relevância para o Movimento, já cada vez mais precisamos estar atentos aos ideais do tradicionalismo gaúcho, as Prendas Adultas do Rio Grande do Sul - Jéssica, Ana Maria e Tamara - escreveram dicas para a prova oral sobre "A importância da Carta de Princípios".

Vamos conferir?

Resultado de imagem para carta de princípios mtg

"Ao iniciar a explanação sobre esse tema, é importante dar destaque à história do documento (autoria, aprovação, objetivos), e após, falar a opinião a respeito do tema.

A Carta de Princípios é a cláusula pétrea do Estatuto do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Foi apresentada por ocasião do 7º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Santo Ângelo, no CTG 20 de Setembro e aprovada no 8º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado na cidade de Taquara, no CTG O Fogão Gaúcho, no ano de 1961.

Este documento que possui 29 itens e tem autoria de Glaucus Saraiva da Fonseca, é que norteia as ações dos tradicionalistas. É a principal diretriz filosófica do Movimento Tradicionalista Gaúcho, e conta com aspectos éticos, culturais, cívicos, estruturais e filosóficos.

A Carta de Princípios é de extrema importância para basear todas as nossas ações como tradicionalistas, como por exemplo, quando realizamos projetos sociais, e projetos como 'O MTG e a comunidade escolar', por muitas vezes nos baseamos no primeiro item do documento: 'I – Auxiliar o estado na solução de seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo'. Em palestras, eventos culturais e momentos de reflexão acerca do Movimento Tradicionalista Gaúcho, estamos cumprindo com o terceiro item do documento: 'III – Promover, no meio do nosso povo, uma retomada da consciência dos valores morais do gaúcho'. Quando falamos do nosso tema anual do MTG para 2018, 'Unindo gerações para construir o amanhã', estamos pondo em prática o item que nos diz: 'XXVI – Revalidar e reafirmar os valores fundamentais na nossa formação, apontando às novas gerações, rumos definidos de cultura, civismo e nacionalidade' (entre vários outros exemplos que podem ser citados).

A explanação pode ser concluída com a opinião pessoal sobre a importância da Carta de Princípios, para o fortalecimento do nosso tradicionalismo na sua essência.

Com carinho, Prendas do Rio Grande do Sul 2018/2019."

Nenhum comentário:

Postar um comentário