sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O tema da semana é: A importância da integração entre os departamentos cultural, campeiro, artístico e de esportes campeiros no MTG

Bom diia, sexta!!! *-*

Hoje é dia de mais um texto da semana (pra conferir todos já publicados, acesse este link), e novamente estaremos tratando de assunto que frequentemente aparece em rodas de conversa e é claro, nas Cirandas e Entreveros, tanto em redações quanto provas orais!

O tema de hoje, que é "A importância da integração entre os departamentos cultural, campeiro, artístico e de esportes campeiros no MTG", vai te fazer refletir a cerca desta questão, e te deixar ainda mais segura quando precisares explanar sobre o assunto.

Vamos conferir?
Pega o caderninho de estudos, faz tuas anotações... e bora aproveitar o final de semana (e os feriados que vem aí) pra estudar muuito!!!
O Cantinho Gaúcho te incentiva, e te acompanha nesta jornada!


"Pode-se iniciar a explanação com a história do Movimento Organizado, citando os jovens de 47, a fundação do 35 CTG, a instituição do Movimento Tradicionalista Gaúcho e a sua constante evolução. Cada departamento/invernada possui um foco de atuação, mas o tradicionalismo em si é resultado da união dos departamentos/invernadas cultural, artístico, campeiro e esportes.

É importante citar a atuação e exemplo da prática de cada departamento. O Cultural é o coração do Movimento Tradicionalista Gaúcho, pois além de ser obrigatório em todas as entidades tradicionalistas, integra o departamento campeiro, o artístico e o esporte, prezando pela perpetuação dos nossos costumes, realizando estudos e ações, resumindo-se na essência das atividades realizadas no tradicionalismo. Como exemplo, podemos citar a Ciranda Cultural de Prendas e o Entrevero Cultural de Peões, eventos que reúnem jovens com o objetivo de fortalecer nossas tradições, através das provas realizadas.

O departamento artístico agrega os dançarinos, declamadores, intérpretes, dentre tantos outros artistas, onde cada um apresenta a sua arte em determinada modalidade. O grandioso ENART, Encontro de Arte e Tradição, considerado o maior evento amador da América Latina, reúne esses artistas com o objetivo de firmar raízes através da arte.

O departamento campeiro que enaltece as atividades do homem do campo em nosso estado, tem como objetivo cultuar as tradições de forma simples, mas representa genuinamente o gaúcho. A FECARS, Festa Campeira do Rio Grande do Sul, reúne os campeiros que confraternizam e fortalecem os bons costumes campeiros.

O departamento de esportes campeiros reúne tradicionalistas que visam valorizar a tradição confraternizando, revitalizando os jogos que faziam parte do lazer do homem do campo, através do ENECAMP, por exemplo.

Após citar as atividades e atuação de cada departamento, para concluir é necessário responder o questionamento de forma direta, apontando que a importância da união desses departamentos é fundamental, pois independentes são apenas invernadas que se dedicam de forma mais intensa a determinada área, mas juntas são o verdadeiro tradicionalismo.

Apresente argumentos, conhecimentos e visões, mas deixe sempre transparecer a sua opinião. Portanto, é necessário refletir que somos atuantes em razão de uma ideia, ou seja, a representatividade de uma cultura na sua totalidade enquanto militantes da tradição gaúcha.

Com carinho, Prendas do Rio Grande do Sul 2018/2019."

Nenhum comentário:

Postar um comentário