quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Cantinho Gaúcho apoia proposta de Tema Anual do MTG

Buenas, gauchada!

Depois de algumas semanas de recesso, estamos de volta pra fazer de 2020 um grande ano!
Congresso Tradicionalista chegando... a esperança nos faz sorrir e acreditar em um Movimento melhor, ético, justo, e com o real sentido e valor do Tradicionalismo que tanto amamos! ♥

Neste ano estou apoiando uma proposta para o Tema Anual, o qual irei divulgar aqui com carinho para o conhecimento de todos!
Por acreditar na importância e relevância do tema proposto, ele está aqui para conhecimento de todos! Quem gostar e quiser divulgar em suas entidades, agradecemos! :)

Proposta para Tema Anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho 2020:

"MTG, Sustentabilidade e as Novas Gerações"


Autor: Lucas Oliveira
CTG Carreteiros da Saudade
5ª Região Tradicionalista

INTRODUÇÃO:

O tema justifica seus objetivos principais nas teses: O Sentido e o Valor do Tradicionalismo de Barbosa Lessa, O Sentido e o Alcance Social do Tradicionalismo de Jarbas Lima e no Documento Norteador do Movimento Tradicionalista Gaúcho a Carta de Princípios.

Vivemos um momento no mundo, não somente em nosso estado, onde a sociedade e o meio ambiente pedem socorro. A transformação do meio em que vivemos aconteceu tão rapidamente e de forma tão inconsequente que hoje nos deparamos com grandes catástrofes. Podemos ver todos os dias nas redes sociais e na televisão: desmatamento, poluição, suicídios, violência, uma bola de neve de acontecimentos trágicos que só cresce. Foi a partir desse ponto, pensando em nossa sociedade e em seu futuro, e se balizando em nossas Teses e nossa Carta de Princípios que idealizei esse tema, pois nós, enquanto Movimento, não podemos alienarmo-nos para tudo que acontece porta afora de nossas entidades, acredito que o tradicionalismo vai além das danças, concursos de prendas e peões, rodeios e as vivências campeiras! Acredito que podemos fazer a diferença, principiar as mudanças que alterarão o quadro de nossa sociedade e o ambiente em que vivemos.

O projeto se intitula “ MTG, sustentabilidade e as novas Gerações ”, pois o objetivo do mesmo é ensejar mudanças que serão de proveito de todos, já que sustentabilidade e conscientização abarcam alterações positivas que serão sentidas por toda a coletividade. Foi inspirado no documento “O Nosso Futuro Comum” (Relatório Brundtland), publicado em 1987 pela ONU e considerado de fundamental importância na inclusão desse tema como objetivo a ser alcançado mundialmente, dentro do mesmo título ainda ressaltei, nosso maior alvo, futuras gerações, nossas crianças e jovens, já que serão eles os principais construtores desse novo futuro e a população mais prejudicada caso essas mudanças não ocorram. Temos que enxergar que o que fazemos hoje, se prejudicial ou bom, traz consequências não somente para nossas vidas, mas principalmente influencia e talvez até determine o modo como nossos filhos e netos vão viver. Que mundo estamos deixando para eles? Basta assistirmos aos noticiários, observamos as recentes catástrofes climáticas ocorrendo por todo o globo e a violência disseminada para compreendermos que não temos feito um trabalho satisfatório na construção do amanhã.

Apesar de muitos julgarem que a Sustentabilidade se vincula somente ao meio ambiente, não é assim, de fato ela funciona em três pilares: Econômico, Social e Meio ambiente. Isso significa que, podemos trabalhar todos os problemas que a sociedade enfrenta nos atualmente, com inúmeras ações, que serão importantes tanto dentro, quanto fora das nossas entidades.

Os pilares da Sustentabilidade:

· Social: Engloba as pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos;

· Ambiental: Refere-se aos recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidade e empresas;

· Econômico: Relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A economia deve considerar a questão Social e Ambiental.

PROPOSTA DE ATIVIDADES:

O tema abrange um vasto campo que pode ser trabalhado durante o decorrer do ano de vigência, por Prendas, Peões, Departamentos Jovem, Departamentos Culturais e até mesmo, por Departamentos Artísticos com ações realizadas pelas Invernadas Artísticas. 

Seguem abaixo algumas sugestões de atividades:

· Pilar Social:

o Campanha de doação de alimentos;
o Dia de recreação para idosos;
o Auxiliar o município em campanhas de combate ao câncer, campanhas informativas acerca de HIV e outras ISTs , campanhas de vacinação, e outras campanhas de promoção de saúde (como combate ao tabagismo, controle de doenças crônicas como Hipertensão Arterial e diabetes, etc).;
o Invernadas artísticas e concursos de prendas e peões nas APAE´s;
o Dia da Inclusão social nas entidades;
o Campanha de doação de material escolar;
o Campanha de doação de materiais de higiene;
o Campanhas de conscientização quanto a Doação de Sangue;
o Campanhas de conscientização quanto a Doação de Órgãos;
o Campanha de combate as drogas;
o Campanha de Prevenção de acidentes e combate à violência no trânsito;
o Promover visitas a asilos e orfanatos com foco na interação social, lazer e ajuda humanitária aos idosos e crianças institucionalizados;
o Debates sobre problemas atuais, como suicídio, saúde, violência doméstica entre outros, conforme a realidade de cada local onde os debates sejam realizados;
o Palestras com assistentes sociais e psicólogos aberto para comunidade;
o Promover o Dia da Saúde na Entidade, aberto para comunidade.

· Pilar Meio Ambiente:

o Criação e distribuição de cestos de lixo para separação do orgânico e do seco;
o Palestras em escolas e na própria entidade sobre manejo dos resíduos sólidos de produção domiciliar.;
o Criação de hortas nas entidades (trabalho com as crianças);
o Campanha "Plante uma árvore";
o Oficinas de artesanatos com material reciclado;
o Parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Município para juntos trabalharem pelo bem coletivo da comunidade e reforçar as campanhas da entidade, bem como auxiliar o executivo na realização das campanhas instituídas por essa esfera administrativa;
o Mutirão de limpeza das encostas dos Rios e Lagos;
o Palestras abertas à comunidade com Engenheiros Ambientais e Biólogos nas entidades.
o Confecção de Brinquedos Folclóricos com material reciclado;
o Trabalho em escolas sobre os Símbolos Ecológicos do Rio Grande do Sul;

· Pilar Economia:

o Palestras sobre consumo consciente;
o Educação a nível local ou regional, orientada por administradores quanto a administração das entidades;
o Orientação de empresas e estabelecimentos comerciais do município sobre economia sustentável;
o Dia de troca de serviços nas entidades entre os membros;
o Brechó ou venda de artesanato feito na entidade;
o Valorização dos alimentos e artesanatos feitos pelos moradores do meio rural, com visitas, divulgação dos produtos e realização de um dia de vendas dentro da entidade.

CONCLUSÃO:

Enfim, são inúmeras as possibilidades de ação, e definitivamente a muito o que ser feito para construirmos o nosso sonhado futuro melhor. O presente projeto não é pretensioso a ponto de objetivar solucionar todos os problemas de nossa sociedade, pretende sim plantar uma pequena semente de esperança para nossas futuras gerações, bem como nos colocar como exemplos de conduta dentro da sociedade em que vivemos, porque afinal o bom líder não lidera somente pela atitude, mas principalmente pelo exemplo.

Contamos com todos os amigos que como eu abraçam essa causa e querem deixar uma marca não somente dentro da entidade, mas no meio em que vivemos. Que a construção de um futuro sustentável comece hoje e que sejamos nós os atores dessa transformação.

“O Futuro vem a trote largo, enquanto o hoje já caminha para além do horizonte,
 não há mais o que esperar...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário