quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ENART comemora 25 anos

O maior festival artístico-amador da América Latina – o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) – comemora 25 anos em 2010. A fase final do evento inicia na próxima quinta-feira, dia 18, em Santa Cruz do Sul, a partir das 19h, com um grande show de abertura, que contará com artistas como Marcelo Caminha, a dupla César Oliveira e Rogério Mello, Gaúcho Pachola, entre outros.

A abertura oficial do evento será dia 19, sexta-feira, às 18h, no Palco A (Ginásio Poliesportivo), do Parque da Oktoberfest. Neste ato, além da apresentação da invernada de dança do CTG Aldeia dos Anjos, serão homenageados com placas comemorativas aos 25 anos do evento 25 pessoas e instituições que ajudaram a construir e solidificar o ENART como um dos principais eventos artísticos para o povo gaúcho. Entre as instituições, destacam-se o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa, o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, além de representantes do tradicionalismo, como os ex-presidentes do MTG.

A 11ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha, evento paralelo ao ENART, trará como tema para as prendas, “Acessórios da indumentária feminina”, e para os peões, o temário será “Botas”. A proposta da Mostra é divulgar as atividades de cunho folclórico e de valorizar aspectos interessantes das culturas regionais do Estado. A primeira mostra ocorreu no ano de 2000.

Assim como no ano passado, também haverá a transmissão do evento pela internet. Para 2010, além da categoria Força A das Danças Tradicionais, também será transmitido as modalidades: Força B de Danças Tradicionais, Declamação Masculina e Feminina, Chula e Intérprete Solista Vocal Masculino e Feminino. Todas as instruções de como proceder para assistir ao evento ao vivo estão disponíveis no site www.enart.org, assim como a programação das provas e modalidades.

Modalidades:
Danças Tradicionais – Força A
Danças Tradicionais – Força B
Danças Gaúchas de Salão
Chula
Gaita Piano
Gaita de botão até 8 baixos
Gaita de botão mais de 8 baixos
Gaita de boca
Bandoneon
Violino ou Rabeca
Violão
Viola
Conjunto Instrumental
Conjunto Vocal
Intérprete Solista Vocal Masculino
Intérprete Solista Vocal Feminino
Trova Campeira (mi maior de gavetão)
Trova de Martelo
Trova Estilo Gildo de Freitas
Declamação Masculina
Declamação Feminina
Pajada
Causo

Fonte: Blog do MTG

Tá chegaando pessoal.
É amanhã que começa nosso evento tãão esperado \o/
Um forte abraço, e até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário