sexta-feira, 24 de junho de 2011

Etapa Regional - Por Odila Paese Savaris

Sábado, dia 25 de junho, está marcado mais um grande evento: a 42ª Ciranda de Prendas e o 24ª Entrevero Cultural de Peões.
As provas escritas iniciarão às 9 h em todo o estado, nas 30 regiões tradicionalistas.
Algumas regiões já iniciaram o evento no último final de semana, com as provas artísticas, mostras folclóricas e provas campeiras para os peões e guris.
Esta é a fase que antecede a etapa estadual.

Cada prenda e cada peão se preparou para a realização da Ciranda e do Entrevero: Estudos, pesquisas, treinamentos e habilidades artísticas.
As regiões tradicionalistas através dos Departamentos de Cultura também se organizaram e se preparam para bem desenvolver o evento.
É um momento único e inédito entre os estados brasileiros. No mesmo dia, em 30 lugares diferentes, reunindo representações de mais de 100 municípios, se unem os tradicionalistas para cumprir o objetivo estabelecido: o fortalecimento e a preservação da cultura gaúcha.
São meninos e meninas realizando provas. São pais, mães, familiares e amigos engajados na causa, na torcida, para que, na noite de sábado, durante os fandangos, o resultado da ciranda e do entrevero premie a todos. Estar entre os premiados será somente o resultado de um trabalho. Estar lá e sentir-se parte desse universo é a grande vitória.
Assim, encerrada esta etapa, saberemos quais serão as prendas e peões regionais que prosseguiram a caminhada até maio de 2012, quando terão nova oportunidade de mostrar o quanto aprenderam e de expressar o quanto amam as tradições gauchescas, no encerramento do 24ª Entrevero Cultural de Peões e da 42ª Ciranda de Prendas.
A vice-presidência de cultura em nome de toda a diretoria do MTG deseja sucesso e muita luz a todos!

Odila Paese Savaris, vice-presidente de Cultura do MTG.
Fonte: Portal MTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário