sexta-feira, 22 de junho de 2018

3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul - Ester Belegante Nervo

Olá amigos!

Com muita alegria trago hoje a apresentação de mais uma de nossas Prendas Estaduais!

Ela é Ester Belegante Nervo, que conquistou o título de 3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul e nos representará com todo o seu carisma até maio de 2019!

Venham conhecer mais esta afilhada que a Ciranda me presenteou *-*


"Sou Ester Belegante Nervo filha de Lacir Severino Nervo e Vanderlea Belegante Nervo, nasci no dia 06/06/2006, atualmente tenho 12 anos, curso o 6° ano do Ensino Fundamental da E. M E. F. Pe. Raimundo Damin. Resido na cidade de Água Santa, município com maior renda per capita do RS. A Entidade Tradicionalista que represento é o Piquete de Laçadores Pai João. Tenho dois irmãos: Guilherme e Luiza Nervo.

Minha paixão pelo tradicionalismo vem de berço, meus pais e avós sempre frequentaram CTG e, sempre gostei de ouvir musicas gaúchas e de dançar. Danço na Invernada Artística do Piquete de Laçadores Pai João desde os 3 anos de idade. No Departamento Cultural iniciei aos 7 anos de idade. 

Participei do primeiro Concurso de Prendas e Peões de minha entidade, no ano de 2013, conquistando o cargo de 2ª Prenda Pré-Mirim. No ano de 2014 voltei a concorrer, ainda na categoria Pré-Mirim, onde me classifiquei como 1ª Prenda Pré-Mirim do Piquete de Laçadores Pai João na gestão 2014/2015. A partir desse momento a vontade de concorrer era cada vez maior, mas por questão de idade tive que esperar um ano para concorrer na categoria mirim. No ano de 2016 resolvi concorrer novamente e conquistei o cargo de 1ª Prenda Mirim do Piquete de Laçadores Pai João na gestão 2016/2017. 




Decidi participar da Ciranda Regional, por isso precisei de muito estudo e dedicação para que eu conquistasse o cargo de 1ª prenda Mirim da 7ª RT Gestão 2017/2018. Começava um novo desafio. Além de desenvolver trabalhos e projetos para toda região, precisava me dedicar a Ciranda Estadual. E, foi assim, um dia após o outro, intercalando escola, gestão, invernada artística e estudos para o concurso. Finalmente maio chegou e, mais um sonho eu realizaria. 

Foram três dias de alegria intensa, onde pude aprender , fazer muitas amizades e consagrar outras. O Tradicionalismo é formado por muitas personalidades, sejam elas lembradas ou anônimas. A nossa cultura se fez através do tempo e pessoas que se dedicaram a preservar usos e costumes. São muitas as pessoas que me inspiram a acreditar que mantendo os valores que nossos antepassados deixaram construiremos um mundo melhor. Seria injusto de minha parte mencionar nomes, porque tantas Prendas e Peões fizeram histórias em suas gestões, cada um com suas características e com seus legados. 





O sonho de ser Prenda Estadual, com certeza, acompanha muitas meninas e comigo não foi diferente. Sempre acompanhei os concursos estaduais, e olhava para as participantes com a vontade de poder participar também, mas o que realmente me motivou, foi quando o meu irmão, Guilherme Henrique Belegante Nervo, participou do 27ª Entrevero Cultural de Peões - Fase Estadual, conquistando o cargo de 2° Guri Farroupilha do RS. 

Descobri, a partir desta data, que fazer parte de uma gestão estadual seria mais uma meta no tradicionalismo. Mas para conquistar a faixa de prenda estadual não é fácil, porém é muito gratificante, porque apesar de tantos dias de ensaios, estudos e projetos, descobrimos pessoas maravilhosas que nos apoiam, nos incentivam e embarcam conosco em nossos sonhos. 



Foram dias incansáveis de preparação, abrindo mão de muitas coisas: celular, brincadeiras com os amigos, entre outras, mas o conhecimento que adquiri superou todo o cansaço da dedicação. Participar de uma Ciranda Estadual, é uma decisão de muita responsabilidade, pois não basta conquistar uma faixa é preciso ter a consciência que assumimos a função de divulgar e perpetuar nossa cultura através de nossas ações. 

Na gestão em que faço parte, pretendo, juntamente com meus colegas, realizar um trabalho proveitoso para toda comunidade, sendo ela tradicionalista ou não, mas principalmente enfatizar que os jovens tem sua voz e vez no tradicionalismo, pois somos o elo entre o ontem e o amanhã. Para todos os jovens que buscam algum objetivo, gostaria de dizer a vocês que todos tem um brilho único dentro de si e, que são capazes de tudo que quiserem alcançar, mas nunca esqueçam de seus princípios, sua família , entidade e seus amigos, pois vocês escrevem suas próprias histórias, mas sem essas pessoas as páginas de seu livro ficarão em branco.

Com carinho,
Ester Belegante Nervo
3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul."

Parabéns Ester por esta linda conquista!
O Rio Grande do Sul há de se orgulhar muito da Prenda que és, e com certeza teu caminho, sempre trilhado com muito amor e dedicação, ainda renderá valiosas realizações.

Muito obrigada por compartilhar conosco a tua história.
Um beijo, e ótimo final de semana a todos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário