quarta-feira, 18 de julho de 2018

1ª Prenda Juvenil da 24ª RT - Cristini Zilio

Hoje é dia de conhecermos um pouquinho mais sobre Cristini Zilio, que conquistou o tão sonhado encargo de 1ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista na 49ª Ciranda Cultural de Prendas, fase regional.


1. Cristini, para iniciarmos a conversa nos fale um pouco sobre você... nome, idade, onde estuda, entidade que representa...
Meu nome é Cristini Zilio, tenho 14 anos e curso o 9º Ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos. Atualmente sou 1ª Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista e represento o Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, da cidade de Encantado.

2. Como se deu o início da tua vivência tradicionalista, e como avalias a tua caminhada até aqui? Realizaste muitos sonhos?
O início da minha caminhada tradicionalista se deu no ano de 2011, através da Invernada Pré-Mirim do GAN Anita Garibaldi. Na época, eu tinha apenas 7 anos e talvez pela pouca idade ou falta de informação, não conhecia a magnitude do Movimento Tradicionalista Gaúcho que nos reúne diante um tradicionalismo organizado. Os anos foram passando e me interessei cada vez mais pelo culto a tradição. Em 2014, iniciei minha jornada na Invernada Mirim, onde realizei um dos meus maiores sonhos tradicionalistas com a participação no FestMirim (2016) e posteriormente classificação na final (2017). Em 2018, embarquei nos sonhos da Invernada Juvenil e mais uma vez abracei a causa, fazendo do sonho dos meus colegas, meu sonho também.
Dentro do Departamento Cultural, minha caminhada é recente. Em 2016, fui 1ª Prenda Mirim e em 2017, fui 1ª Prenda Juvenil da entidade. Essas gestões me proporcionaram ganhos pessoais, intelectuais e tradicionalistas que sem dúvidas são impagáveis, me proporcionando no ano de 2018, a realização de um sonho que eu tinha mesmo antes de me tornar prenda de faixa, sendo 1ª Prenda Juvenil da região. Acredito que mesmo sendo recente, minha trajetória é muito bonita de se recordar, pois em todos os momentos eu tive o apoio dos verdadeiros amigos e da minha família.



3. Qual tu acreditas ser o maior papel do Jovem no Movimento?
De forma sintetizada, o papel do jovem no Movimento é buscar a informação e o exemplo do passado, unir com a criatividade e disposição do presente para possibilitar o futuro. Como nos propõe o tema anual, os jovens devem buscar a união das gerações para construir o amanhã.

4. Estamos chegando na 50ª edição da Ciranda Cultural de Prendas, e muitas meninas que conquistaram os títulos de Prenda Estadual certamente são exemplos pra ti. Podes citar algumas em quem te espelhas, e por quê?
Pensando em mulher de uma forma geral, meu maior exemplo é minha mãe, que criou 5 filhos e se mantém forte, batalhando pela minha felicidade e realização dos meus sonhos. Quanto a Prendas Estaduais tenho os exemplos: Caroline Reolon Scariot (2ª Prenda do RS 2017/2018), que além de ter desenvolvido uma gestão belíssima, me auxiliou durante a Ciranda Regional; Jéssica Thaís Herrera (1ª Prenda do RS 2018/2019), que trouxe a Ciranda Estadual para a nossa região e que tem uma bagagem cultural incrível; Janaína Mattielo (2ª Prenda Juvenil do RS 2011/2012), que foi a última prenda estadual oriunda de minha entidade; e por fim, meu maior exemplo tenho na prenda Amanda Faleiro (1ª Prenda Mirim do RS 2010/2011 e 1ª Prenda Juvenil do RS 2014/2015), que me inspirou na forma de falar, agir, pensar e sem dúvidas continuará sendo minha inspiração durante a 49ª Ciranda Cultural de Prendas - Fase Estadual.




5. Qual o teu principal foco, enquanto 1ª Prenda Juvenil, sabendo que em maio de 2019 estarás participando da Ciranda a nível Estadual, aqui mesmo em nossa Região?
Como sempre digo, minha caminhada dentro do Departamento Cultural é recente. No entanto, irei procurar a união da gestão e principalmente com as minhas juvenis para que eu consiga realizar um trabalho satisfatório na 49ª Ciranda Cultural de Prendas – Fase Estadual, que orgulhosamente é na minha querida 24ª Região Tradicionalista. Além disso, buscarei representar da melhor maneira a juventude da minha entidade, do município de Encantado e da região.

6. Representar a 24ª RT te faz exemplo pra muitas prendas e peões que carregam este sonho. Nos conte um pouquinho de como se deu a tua preparação este e outros concursos que já participastes.
A minha preparação, assim como qualquer outra participante das Cirandas, foi muito intensa. Estudos, ensaios, escolhas. Troquei de momentos de lazer, por livros. Troquei festas, por redações. Troquei a vontade momentânea, por um sonho de fato e assim me tornei uma prenda imensamente feliz, não apenas pela conquista de um título, mas por ver meus familiares e amigos caminhando comigo.


7. Pra encerrar peço que tu deixes uma mensagem de agradecimento e de incentivo para que cada vez mais prendas e peões tenham a garra e a coragem de representar suas entidades e regiões.
“Nunca desista daquilo que tu pedes a Deus todas as noites para conseguir”, seja você mesmo, tenha ideais, força de vontade e alegria de viver. Eu acredito que tudo na vida tem um motivo e o momento certo para acontecer. Seja sincero, transparente e único. “Uma geração vai, e outra vem; porém a terra para sempre permanece. E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar donde nasceu. O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo seus circuitos”. Simplesmente ACREDITE!!!

Parabéns Cristini!
Que tenhas um ano de muito trabalho e aprendizado pela frente, junto de teus colegas de gestão. Aproveite cada segundo, e viva intensamente cada oportunidade! Lajeado te espera na Ciranda Estadual, e eu te desejo muito sucesso nesta importante caminhada até maio.
Muito obrigada pela participação aqui no blog!

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário