quarta-feira, 18 de julho de 2018

Para Estudar - Questões de Prova - Parte 29


PROVA ESCRITA 49ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
CATEGORIA JUVENIL – FASE REGIONAL


1ª PARTE: TRADICIONALISMO, TRADIÇÃO E FOLCLORE

01. As Regiões Tradicionalistas são órgãos de desconcentração territorial do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG. Sobre as regiões, podemos afirmar que:
1 - São constituídas por um determinado número de entidades não necessariamente filiadas ao MTG
2 - São agrupadas de acordo com sua localização, por afinidade geográfica ou cultural
3 - Cada Região Tradicionalista será administrada por um Coordenador Regional, o qual será o responsável perante o MTG pelas atividades e funcionamento da sua Região 
4 - Aspectos como a abrangência territorial das Regiões Tradicionalistas bem como a competência dos Coordenadores Regionais serão fixados no Regulamento Geral do MTG
Assinale a afirmativa correta:
a - Somente afirmativas 2 e 3 estão corretas
b - Somente afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas
c - Somente afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas
d - Somente afirmativas 3 e 4 estão corretas

02. _______________ é um importante documento do tradicionalismo, cujo conteúdo é "cláusula pétrea" do Estatuto do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Conforme parágrafo único do artigo 2º do Estatuto que rege o MTG, o referido documento foi redigido por _______________.
a - A tese "O Sentido e o Valor do Tradicionalismo" - Luiz Carlos Barbosa Lessa
b - A Carta de Princípios - Luiz Carlos Barbosa Lessa
c - A Carta de Princípios - Glaucus Saraiva
d - O Plano de Ação Social do MTG - Onésimo Carneiro Duarte

03. O hábito de assistir missa colocando os homens à esquerda e as mulheres à direita de quem entra na igreja, os homens do lado do Evangelho e as mulheres ao lado da Epístola, foi herdado dos imigrantes:
a - Alemães 
b - Portugueses
c - Açorianos
d - Poloneses

04. As casas de modelo de porta e janela, a cama-de-tábua, o baú e o candeeiro são contribuições que herdamos da etnia:
a - Italiana
b - Portuguesa
c - Alemã
d - Espanhola

05. O chimarrão é a bebida símbolo do Rio Grande do Sul. Representa hospitalidade e confiança. Entre as pessoas que possuem este hábito existem alguns dizeres interessantes, dentre eles, o dizer que "Porongo sempre dá cuia". A expressão referida significa:
a - Está no último grau da pobreza
b - O que tem que acontecer, acontece
c - Prepara um negócio pra outra pessoa colher o lucro
d - Uma promessa que nunca se cumpre

06. O homem campeiro após tomar seu chimarrão de forma solita ou em parceria, costuma recostar os avios do mate (cuia com a bomba) entre o bico e o corpo da chaleira. Este tipo de apoio é conhecido como:
a - Tripé
b - Porta cuia de Taquarembó
c - Acomodada na cambona
d - Casamento perfeito

07. Conhecida como planta milagrosa devido às suas amplas aplicações, a marcela ou macela é considerada imprescindível na maioria dos lares. É tão evidente sua eficácia nos tratamentos de saúde, que seu uso vem sendo repassado de geração em geração. O uso de travesseiros preenchidos com as flores da marcela tem o poder de: 
a - Estimular a circulação capilar
b - Favorecer o sono
c - Eliminar a enxaqueca
d - Prevenir a queda dos cabelos

08. Folguedos em que se destacam os torneios equestres que parecem repontar à época do Rei Artur e os Cavaleiros de Távola Redonda. Apresentam entre os figurantes os espias, os corredores e uma Rainha ou Princesa. Estamos nos referindo:
a - Às Cavalhadas
b - Às Folias do Divino
c - Às Congadas
d - Aos Ternos de Reis

09. Durante o ciclo Junino (no município de Mostardas) grupos de cantadores visitam as casas. Às vésperas da comemoração do Santo, cantam à noite ao redor da fogueira e junto ao mastro onde se penduram laranjas e bergamotas. Pedem licença para entrar na casa, louvando o Santo e saudando os donos que oferecem comes e bebes aos integrantes do terno. Estamos nos referindo: 
a - Ao Terno de Reis
b - Ao Terno de Atiradores
c - Ao Terno de Santos
d - Ao Bumba Meu Boi

10. Um dos Santos Juninos é venerado como profeta, mártir, arauto da verdade e precursor do Messias. Assinale o nome deste Santo: 
a - São Pedro
b - São Paulo
c - Santo Antônio
d - São João

11. Na literatura regional vários autores se destacaram, entre eles o jornalista Manoelito de Ornelas, autor da obra:
a - Festança na Querência
b - Manual do Tradicionalista
c - Os Guaxos
d - Rodeio de Estrelas

12. O Rio Grande do Sul possui uma admirável riqueza musical. Assinale a opção que indica o ritmo musical eminentemente gaúcho:
a - Vaneira
b - Chote
c - Valsa
d - Bugio

13. "O índio velho ficou à espera da volta dos jesuítas. Como eles demoraram muito o índio ficou mais velho e morreu. Mesmo morto, jamais deixou alguém se aproximar da casa". Este trecho se refere à lenda:
a - Da erva-mate
b - A Casa de M'bororé
c - A Casa de Anguera
d - Do Umbú

14. Dança de roda do ciclo das contradanças, muito popular em todo o país. No Rio Grande do Sul teve seu primeiro registro musical feito por Alcides Cruz. 
a - Caranguejo
b - Balaio
c - Cana Verde
d - Chimarrita

15. No Rio Grande do Sul dá-se o nome de _______________ a um sopão com muito vegetal e carne de peito (as vezes com costela e até linguiça) mas, sem tutano e sem pirão. Assinale a palavra que completa a lacuna corretamente:
a - Fervido
b - Cola-gaita
c - Puchero
d - Engasga-gaita

2ª PARTE: HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL

16. Quando os bandeirantes começaram a atacar as reduções, os jesuítas transferiram o gado para o sul do Rio Jacuí para livrá-lo da pilhagem por paulistas. Nesta região formou-se:
a - A Vacaria dos Pinhais
b - A Vacaria do Mar
c - As primeiras estâncias 
d - As Charqueadas

17. O Forte _______________, construído por _______________ em 19 de fevereiro de 1737 foi a primeira ocupação definitiva dos portugueses no território gaúcho. Dez anos depois, junto ao Forte, é fundada a vila _______________.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas acima:
a - São Miguel - Cristóvão Pereira de Abreu - de todos os Santos
b - Jesus-Maria-José - José da Silva Paes - São Pedro do Rio Grande
c - São Tomé - José da Silva Paes - dos Remédios
d - São Marcelo - General Antônio Mujica - de São Vicente

18. Em 1704 a Espanha, em guerra com Portugal, determina o ataque à Fortaleza (Colônia) do Sacramento e os portugueses, depois de cinco meses resistindo, abandonaram a Colônia. Em 1715 é assinado um Tratado entre os dois países e a Colônia do Sacramento volta ao domínio de Portugal. Estamos nos referindo ao Tratado de:
a - Santo Ildefonso
b - Utrech
c - Lisboa
d - Madrid

19. A história do Tropeirismo confunde-se com a ocupação portuguesa na região sul. Reavivar sua memória é estabelecer os estágios iniciais da sociedade que se formou nas fazendas de criação de bovinos, equinos e muares, bem como nos pousos ao longo das trilhas das tropas. Sobre isso, podemos afirmar que:
A - O tropeiro também era encarregado da compra do gado para as charqueadas, mas não recebia ordenado pelo seu serviço
B - Os índios e negros participaram do tropeirismo como peões ou como tropeiros
C - A maioria dos colonizadores que solicitava sesmarias nos Campos de Viamão e depois, em Cima da Serra era formada por antigos tropeiros
D - As mulas e cavalos, que eram o meio de transporte mais utilizado no país, é que foram a base das primeiras tropeadas
Agora assinale a alternativa correta:
a - Somente as letras A, C e B estão corretas
b - Somente as letras B e D estão corretas
c - Somente as letras A, B e C estão corretas
d - Somente as letras B, C e D estão corretas

20. Durante os 10 anos da Guerra Civil dos Farrapos aconteceram fatos que, além das batalhas, prejudicaram o desenvolvimento da sociedade gaúcha. Entre estes fatos, podemos destacar:
1 - A imigração estrangeira foi suspensa, só reiniciando com a paz
2 - As estâncias e os campos ficaram despovoados
3 - As charqueadas de Pelotas, das margens do Rio Jacuí e do Guaíba ficaram arruinadas
4 - O autoritarismo e centralização do governo, tão combatidos pelos Farroupilhas também existiram na República Rio-grandense
Agora, assinale a alternativa correta:
a - Somente a 2ª está correta
b - Somente 1ª e 3ª estão corretas
c - Somente 2ª e 4ª estão corretas
d - Todas estão corretas

21. A Revolução Farroupilha teve diversos fatos importantes, dentre eles a República Rio-grandense, proclamada em 11 de setembro de 1836 pelo General Antônio de Souza Neto, nos campos de Seival. Sobre a Revolução Farroupilha, a mais longa revolta civil brasileira, analise as alternativas que seguem:
A - Em virtude da fragilidade militar dos Farroupilhas, a capital da República Rio-grandense necessitou ser mudada várias vezes entre 1836 e 1845
B - A capital passou por Piratini. Caçapava e Alegrete e, a cada troca de endereço toda a documentação da República era transportada em carretas
C - Em abril de 1838, com a tomada da então Vila de Rio Pardo pelas forças revolucionárias farroupilhas, foi aprisionada uma tropa do Exército Imperial
D - Em 1842 é instalada a terceira capital, na cidade de Alegrete, onde foi concluída e aprovada a Constituição da República Rio-grandense
Agora escolha a alternativa correta:
a - Todas as afirmativas estão corretas
b - Somente as afirmativas B, C e D estão corretas
c - Somente as afirmativas A, C e D estão corretas
d - Somente as afirmativas A, B e C estão corretas

22. Em 1780, com o surgimento das grandes charqueadas, o negro entrou maciçamente no Rio Grande do Sul. Lutou na Revolução Farroupilha com a promessa de liberdade ao final da revolta (Lanceiros Negros). Renegaram a escravidão e se abrigaram em quilombos. O negro conhecido como "caiambola" era:
a - O negro saladeril
b - O negro fujão
c - O negro mandalete
d - O lanceiro negro

23. A primeira indústria têxtil usando matéria prima da província e fabricando cobertores, baetas coloridas, flanelas, chales, casimira, panos e tapetes foi fundada por Jacob Rheingantz, imigrante alemão, na cidade de:
a - Pelotas
b - Bagé
c - Rio Grande
d - São Lourenço do Sul

24. A Revolução Federalista ocorreu no Rio Grande do Sul no ano de 1893. Foi um confronto sangrento, onde a "degola" era utilizada de parte a parte. Este confronto deu-se entre:
a - Federalistas e Maragatos
b - Maragatos e Pica-paus
c - Republicanos e Pica-paus
d - Castilhistas e Republicanos

25. A Campanha da Legalidade foi uma revolta civil e militar da história política brasileira que ocorreu no Rio Grande do Sul. O referido momento, liderado por _______________, teve início depois que o então Presidente, _______________, renunciou e tinha como objetivo garantir a posse do Vice-Presidente da República, _______________.
Assinale a opção que completa as lacunas, respectivamente:
a - Jânio Quadros - Leonel Brizola - João Goulart
b - Leonel Brizola - João Goulart - Jânio Quadros
c - João Goulart - Jânio Quadros - Leonel Brizola
d - Leonel Brizola - Jânio Quadros - João Goulart

3ª PARTE: GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

26. A planície litorânea, por ter solos muito arenosos, não é favorável à agricultura. No entanto, uma boa produção de cebolas é obtida no município de:
a - Capão da Canoa
b - São José do Norte
c - Torres
d - Capivari

27. A divisa natural entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina é formada pelo:
a - Rio Quaraí
b - Rio Uruguai
c - Rio Jacuí
d - Rio Taquari

28. De acordo com Manoelito C. Savaris, autor do "Manual de Tradicionalismo Gaúcho", os campos predominam no Rio Grande do Sul. As _______________ compõem a sua vegetação característica, juntando-se às _______________ nas áreas próximas aos rios.
Assinale a opção que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas:
a - Mangues - restingas
b - Herbáceas e capões - matas de galeria
c - Arbustos - vegetação rasteira
d - Matas de galeria - araucárias

29. O Rio Grande do Sul possui grandes reservas de xisto, uma rocha da qual se pode extrair um óleo semelhante ao petróleo. As maiores reservas de xisto aparecem nos municípios de:
a - Caçapava do Sul e Erechim
b - Uruguaiana e Santana do Livramento
c - Camaquã e Charqueadas
d - São Gabriel e Dom Pedrito

30. A pecuária gaúcha se desenvolve em sistemas extensivos de produção, tendo o campo nativo como base da alimentação dos animais. Os municípios que mais se destacam neste setor são:
1 - Alegrete - Santana do Livramento
2 - Guaporé - Santiago
3 - Vacaria - Quaraí
4 - Dom Pedrito - São Gabriel
Agora assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas:
a - 2 - 3
b - 2 - 4
c - 1 - 3
d - 1 - 4

Gabarito
1 - c, 2 - c, 3 - d, 4 - b, 5 - b, 6 - d, 7 - b, 8 - a, 9 - c, 10 - d, 11 - d, 12 - d, 13 - b, 14 - a, 15 - c, 16 - b, 17 - b, 18 - b, 19 - d, 20 - d, 21 - a, 22 - b, 23 - c, 24 - b, 25 - d, 26 - b, 27 - b, 28 - b, 29 - d, 30 - d

Ps.: quaisquer possíveis erros na digitação ou no gabarito são de responsabilidade do blog. Favor avisar para que possamos corrigir sem prejudicar o estudo de ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário