quinta-feira, 19 de abril de 2018

1º Guri Farroupilha do RS - Cezar Augusto Bertani Gomes

Bom dia, bom dia!!!

Continuando por aqui as apresentações de nossos novos representantes Estaduais, hoje vamos conhecer Cezar Augusto Bertani Gomes - 1º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul, que vem lá da 11ª RT.


"Iniciei no tradicionalismo ainda bem pequeno, em razão da família ser bem ligada as lidas, porém, minha participação em entidades foi aos 9 anos, quando ingressei no CTG Querência do Prata na invernada pré-mirim, assim fui convidado a participar do concurso interno da referida entidade, sendo assim tive a honra de ser o Piá Farroupilha daquela entidade e no ano seguinte ter o privilégio de ser o Piá Farroupilha da 11ª RT. 




Aí então iniciou meu sonho de fazer parte de uma gestão Estadual, contudo, no 26º Entrevero em Giruá/2014, ainda não haveria a categoria Piá, desta forma, sabia que só seria possível realizar este sonho quando estivesse em outra categoria. Ocorreram muitas mudanças neste ano, mudei de entidade tradicionalista por motivos antagônicos, os quais motivaram-me a dedicar-me cada dia mais por um Movimento de principio e valores éticos e morais, onde cultivar e preservar a nossa cultura está acima de tudo. Mudei também de categoria, e mudei a forma que iria me preparar para os concursos.

Ingressei então no CTG Retorno à Querência onde conquistei o título de Guri Farroupilha da entidade e com 12 anos o titulo de Guri Farroupilha da 11ª RT. Enfim poderia participar do Entrevero em sua fase Estadual, na cidade de Portão/2016, porém, não foi desta vez. Creio que o destino guardava algo melhor para mim. 




Nesta situação, tive a oportunidade de acompanhar meu irmão em seu ano de gestão Estadual, o que me agregou muito conhecimento pois ali eu tinha e tenho a convicção de que aqueles jovens me representavam e me representam, eram e são a real estampa do jovem tradicionalista.

Desde Portão, busquei uma preparação incansável não apenas em relação ao concurso, mas também realizei pesquisas de resgate histórico relacionados a outras áreas, busquei com os antigos aquilo que os livros não contavam e que as pessoas se negavam a afirmar, e foi nestas histórias que pude sentir o quão importante é o papel de nós jovens. Amadureci, cresci e acreditei que desta vez sim seria possível. Conquistei o titulo Regional ano passado com a certeza de que iria fazer o possível e o impossível para trazer para a 11ª RT, para Nova Prata, e para o CTG Retorno à Querência um título a 'nível' Estadual.



Com toda a certeza meu segredo para a realização desta meta foi ter a 'pior' mãe do mundo... foram incansáveis: 'Repete! Já leu? Já fez? Responde o questionário! Declama! Só sabe TRANÇAR??? Tá Horrível! Sai do celular!!! Já passou a pilcha? Ensebou as botas ? Teu tempo na rédea ta ruim, se quiser faz em 50s! Estaqueou direito??? Aquele charque vai ficar lá?? Com essa prenda tu não vai!!! É muita gente envolvida!!! Arrumou a outra mochila?? Ligou pra Adri??? Só até a meia noite!...'

Ao longo destes anos tive a graça de poder conhecer e conviver com anjos, que para mim são espelhos, destaco em especial três grandes nomes: Franco Abruzzi Ghiggi, Ramiro Grethe Bregles e Ciro Winck, pessoas que fizeram eu crer no meu potencial e na minha capacidade!!!


Sei que neste ano de gestão agregarei ainda mais conhecimento e também passarei a ter ainda mais responsabilidades com a cultura do nosso estado, com toda a afirmação que o principio que me guiará será o de dar o meu melhor para trazer mais jovens para o Movimento e também de fazer mais jovens realizarem seus sonhos assim como eu!

Quero deixar como mensagem para quem pretende concorrer, um velho proverbio japonês: 'Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham'.

Muito grato pela oportunidade,
Cezar Augusto Bertani Gomes,
1º Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul."

Nenhum comentário:

Postar um comentário