quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Coloque teu filho em um CTG

Sabe as crianças cheias de energia, que correm pela casa toda, tem pique de sobra, e os pais penam pra conseguir acompanhar o ritmo? Coloque elas em um CTG.

Os ensaios semanais irão render a elas vários amigos, os professores terão a difícil missão de, além de segurar as crianças, também ensinar maçanico, pezinho, chote carreirinho, havaneira marcada, entre outras, e depois de algumas horas de ensaio, voltarão pra casa cansadinhos e cheios de sono... ou cheios de história pra contar e ainda mais energia, mas enfim, quem tem filho pequeno sabe que a saga de cuidar deles é assim mesmo... rsrsrs

Foto: Estampa da Tradição Fotografia

Sabe os adolescentes que ficam horas trancados no quarto, mexendo no celular, vídeo game, notebook, quase não andam pela casa, praticamente não conversam com os pais, saem raramente pra encontrinhos com colegas de aula? Coloque eles em um CTG.

Lá eles terão vários amigos que gostam dos mesmos jogos, mas esquecerão deles por algumas horas já que o foco é o novo sapateio ou sarandeio... É a prendinha ou o peão novo que entrou na juvenil e todos estão querendo conhecer... É o rodeio do final de semana. As conversas com os pais também serão mais frequentes, e os assuntos serão, em maioria, rifas, venda de cartões, dança nova, fandangos... e festa do pijama com a galera da invernada, na casa de um dos dançarinos ou de alguém da patronagem.

Foto: Estampa da Tradição Fotografia

Sabe os adultos que as vezes tem crise existencial, trabalham demais, estudam demais, tem amigos pra curtir a vida de menos? Ou aqueles que querem fazer algo de útil, lutar por algo bom, fazer o que estiver ao seu alcance em prol de um futuro melhor pros filhos mas não sabem por onde começar? Incentive ele a ir ao CTG.

No tradicionalismo eles encontrarão amigos pra vida toda, irmãos que estarão com os mesmos estresses no trabalho e/ou nos estudos, e que lá, durante as horas de ensaio, esquecerão dos problemas e o foco será dançar e encantar.

Foto: Estampa da Tradição Fotografia

Coloque teu filho em um CTG e veja ele crescer entre pessoas que preservam valores, que respeitam o próximo, que lutam e acreditam em seus ideais. Que se orgulham da história do Estado, que sonham e carregam no peito o amor pelo Rio Grande, que acreditam e correm atrás de realizações.
Coloque teu filho em um CTG e veja ele sempre rodeado de amigos, sorrindo, cantando, e fazendo algo que te deixa feliz.
Coloque teu filho em um CTG e veja ele como um artista, sempre que ele adentrar a pista pra dançar.
Coloque teu filho em um CTG e se orgulhe cada vez que ele cantar o hino Rio Grandense com fervor.
Coloque teu filho em um CTG e não se arrependa nunca de ter dado a ele, a oportunidade de ter sido gaúcho de alma e coração. De ter aprendido valores morais, e de levar consigo a oportunidade de fazer a diferença em um mundo tão cruel, e tão desumano.

12 comentários:

  1. Lindo texto. Tenho interesse em matricular meu filho, tem 13 anos,gostaria de maiores informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gislaine! Te aconselho a procurar um CTG na tua cidade, e buscar informações. Daí tu podes ver categorias das invernadas, horário de ensaios, valores... Beijos

      Excluir
  2. ISSO AÍ, DEVEMOS OCUPAR O TEMPO DISPONÍVEL DE NOSSOS FILHOS, E NADA MAIS PURO E GRATIFICANTE Q DENTRO DE UM CENTRO DE TRADIÇÕES GAUCHAS, PARTICIPANDO DE UMA INVERNADA. ONDE PERCEBE-SE UM CLIMA DE AMOR, AMIZADE E MT FAMILIAR SE TORNA ESSE AMBIENTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostaste do texto, e que também pensa como eu. Certamente o CTG é o melhor lugar pra criar nossos filhos. Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  3. Levar os filhoses para o CTG e complicado alias muito complicado a gente acaba gostando tanto que acaba por dançar também dale Invernada Veterana do CTG Fogo de Chão de Guapuava Pr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Marcio, fico feliz que a tua família seja tradicionalista! Um ótimo lugar pra educar os filhos! Abraços.

      Excluir
  4. Olá!
    Quando criança participei de grupo de dança, cantei em festivais, fui prenda do meu CTG e da 13ª RT. Sou pedagoga e sempre tive a vontade de criar um DTG em alguma escola na qual eu trabalhasse. Hoje sou diretora de uma escola da zona rural e finalmente estou conseguindo realizar este sonho de arrebanhar crianças para o tradicionalismo. Temos grupo de dança, grupo vocal e declamação, estamos nos virando do avesso fazendo rifa e buscando apoio para adquirirmos as pilchas, está sendo exaustivo como todo o começo é...mas está valendo tanto à pena! O encantamento, a dedicação, o progresso, o orgulho de ser gaúcho florescendo, ah, não tem preço!
    Estou fazendo muitas pesquisas para montar o projeto do DTG no papel, organizar o concurso de prendas e peões, etc. Nessas buscas achei teu blog e estou lendo muitas coisas inspiradoras como este texto.
    Obrigada por dividir tuas vivências e ideias.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, muito obrigada pelo carinho. Fico imensamente feliz que gostaste do texto, e mais feliz ainda por saber que o tradicionalismo gaúcho conta com pessoas como tu.

      Excluir
  5. Ótima reportagem! Só faltou citar as invernadas veteranas e Xirús...rsrsrrs...ou estão incluídos nos adultos?

    ResponderExcluir